Música na filmografia ficcional de Líbero Luxardo

Música na filmografia ficcional de Líbero Luxardo é o tema desta edição do Escurinho do Cinema.

No bate-papo é com Wagner Alonso, professor com mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. Amante das artes, transita com desenvoltura entre as diversas linguagens artísticas, mas particularmente a música. O pesquisador desenvolveu em sua dissertação uma pesquisa sobre o cineasta e a filmografia das produções ficcionais de Líbero Luxardo.
No programa, ele conta que a afinidade pela música e o cinema o levaram ao tema de pesquisa. Segundo o professor, o cineasta, um dos pioneiros da produção cinematográfica na Amazônia, tem um trabalho incompreendido quando se trata da música nos filmes.
Wagner Alonso fala ainda da prática docente e de como os ensinamentos conquistados na pesquisa podem ser repassados para os alunos em sala de aula. De acordo com o professor, levar esse conhecimento do cinema sonoro tem grandes vantagens ao abordar formas diferentes de falar da música, tratando, por exemplo da relação de significado entre a música e a imagem.
A conversa perpassa ainda outros aspectos relacionados, como o processo narrativo do filme, a sincronização da música com narrativa cinematográfica e a importância da música na narrativa cinematográfica. Para saber mais, não perca esta edição do Escurinho do Cinema.
Apresentação e produção: Joel Cardoso
Edição de áudio: Eder Monteiro.
Compatilhe !

Id:2503