O olhar das Ciências da Religião sobre a sétima arte

O Escurinho do Cinema desta semana destaca o olhar das Ciências da Religião sobre a sétima arte.

O bate papo é com o professor e pesquisador Emerson Silveira, professor doutor de Ciências da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

No programa, ele destaca a relação entre religião e arte. “Arte e Religião se olham, se amam e se odeiam desde tempos muito antigos. A tendência de certas religiões de fato é estabelecer normas, regras. Já o papel da arte é transgredi-las”, afirma Emerson.

A ligação entre o sagrado e o profano também está em pauta no Escurinho do Cinema. Para o professor Emerson Silveira, “algumas correntes das Ciências da Religião defendem que o sagrado e profano são inseparáveis, estão juntos, nascem juntos, um diz para o outro o que o outro não é, um precisa do outro naquilo que o outro lhe falta”.

Clássicos incluindo Ben Hur, Os Dez Mandamentos, e o mais recente Êxodos são citados como importantes obras cinematográficas sobre os relatos bíblicos. Já quando o assunto são as patologias religiosas, o professor Emerson cita Pedro Almodóvar que tem alguns filmes abordando, por exemplo, o problema da pedofilia na igreja católica. “Mas há também abordagens de outros cineastas sobre a crueldade, a intolerância e tantas outras coisas que a religião pode trazer no sentido de sombras, um tema privilegiadíssimo para o cinema”.

Programa de número: 753