Universo audiovisual das séries e dos streamings

Nesta edição do Escurinho do Cinema, confira um bate-papo sobre o universo audiovisual das séries e dos streamings, com a participação do bacharel em Cinema e Audiovisual Orlando Alencar.

Na entrevista, Orlando Alencar relaciona a popularização dos serviços de streamings com o contexto da vida contemporânea. Para ele, a dinâmica do cotidiano aliada à disponibilidade dos conteúdos explica a grande adesão a essa nova forma de consumir audiovisual.

“Eu vejo essa enxurrada como um reflexo da correria do dia a dia. Com menos tempo na vida das pessoas, as séries se tornaram uma alternativa pela duração dos seus episódios. E o público para esse tipo de formato é bastante grande, daí essa quantidade tão grande de séries sendo lançadas ultimamente. São em torno de 400 ao ano, 455, segundo eu li em uma matéria recentemente”, reflete.

O entrevistado analisa, ainda, os impactos desse cenário para a indústria do audiovisual. Ele destaca os investimentos crescentes para novas produções, como WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal e a série derivada de O Senhor dos Anéis, bem como os desafios enfrentados pelos estúdios, como a queda de vendas de mídias de home vídeo (blue-rays e DVDs) e novas formas de pirataria no ambiente digital.

Orlando Alencar também trata da trajetória pessoal e profissional, além de sua paixão pelas artes e o cinema em particular. “Eu sempre vi o cinema como uma fábrica de sonhos e é isso que eu pretendo fazer”. No programa, conheça mais sobre o trabalho do ator Anthony Hopkins no filme “Meu Pai” e sobre o documentário “Divinas Divas”.

Para conferir os detalhes dessa conversa sobre o universo audiovisual das séries e dos streamings, ouça a íntegra deste programa.

Apresentação e roteiro: Prof. Dr. Joel Cardoso
Produção: Isabelly Risuenho
Gravação e montagem: Felipe Rocha e Denize Ramos
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Escurinho do Cinema vai ao ar no sábado, às 17h; no domingo, às 15h; e na terça-feira, às 19h.

Compatilhe !

Id:8867