Podcast Migrações

Nesta edição, o Espaço Experimental apresenta o podcast Migrações, que fala sobre as as origens do fluxo migratório decorrente da crise da Venezuela. O programa recebe como convidada a militante dos Direitos Humanos Leila Silva, que representa o Instituto Trabalho Decente

O episódio traz um panorama a respeito das emigrações venezuelanas, que ocorrem desde 2016 e foi intensificado em 2017 por conta da crise humanitária no país, além de abordar as estratégias de acolhimento que o Brasil projetou para receber essa população.

O podcast Migrações também explica as diferenças entre os termos imigrantes, repatriados e refugiados e como isso se aplica à realidade específica dos indígenas Warao, que tem sido acolhidos em diversos estados da região amazônica. Ao longo do programa, Leila Silva também trata dos direitos garantidos aos refugiados, a carência de políticas e estruturas de apoio aos indígenas e os desafios para superar problemas, como a xenofobia.

Esta é uma produção experimental de estudantes de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFPA realizada durante a disciplina Laboratório de Radiojornalismo. O podcast Migrações tem a orientação da professora Élida Cristo Miranda e foi produzido pelos alunos Ana Laura Costa, Camila Nunes, Elizabeth Santos,Gabriel Lima, Renan Rocha e João Micuanski.

Foto: João Gomes / Agência Belém

O Espaço Experimental vai ao ar na quarta feira, às 13h e 22h.
Horários alternativos: Sexta-feira, às 13h e sábado às 09h

Compatilhe !

Id:7574