Quem faz o bem

Quem faz o bem

O programa Quem faz o bem é o destaque desta edição do Espaço Experimental. Entre os assuntos abordados estão a importância da doação de sangue e o trabalho do Hemopa. E, ainda, os projetos “Plantar” e o “Juventude negra periférica: do extermínio ao protagonismo”.

Criado em  2021, o Plantar é uma iniciativa da estudante de fisioterapia do CESUPA, Débora Ruivo. O público-alvo do projeto são moradores do bairro Curió Utinga, em Belém. O objetivo é realizar atividades e conversas para todas as idades, com linguagem simples. Enquanto os adultos estudam e participam de palestras, as crianças realizam atividades lúdicas e brincadeiras. Além disso, a equipe do Plantar doa cestas básicas e brinquedos para ajudar a comunidade.

Já o projeto “Juventude negra periférica: do extermínio ao protagonismo” é uma iniciativa da professora Lílian Melo, da Escola Brigadeiro Fontenele, no bairro da Terra Firme. O trabalho começou em 2015, após a chacina que, em novembro de 2014, matou onze jovens em três bairros de Belém. Quatro eram moradores da Terra Firme.

“A partir desse projeto nós potencializamos a produção artístico-cultural de jovens de periferia e de alguma forma tentamos desconstruir a ideia de que os jovens são meramente alvos de extermínio, mas são sujeitos e produtores de artes. Então esse projeto toma força dialogando com os coletivos culturais do bairro, e dissolvendo o muro entre a escola e comunidade do entorno”, relata a professora Lílian Melo.

O “Juventude negra periférica: do extermínio ao protagonismo” é dividido em sete grupos de trabalho: Cine dance, Perifer arte, Periferia em cena, Perife sons, Poanps, Amor preto minha cria e Áudio visual. Para a professora Lílian o projeto mostra na prática que “na Terra Firme existe vida, arte, sobrevivência, resistência e muita força de vontade para continuar de uma forma melhor. Então a força desse coletivo, é esse espírito de solidariedade que faz com que a gente consiga nutrir os nossos dons artísticos e a arte que nos salva constantemente”.

O programa Quem Faz o Bem é uma produção da turma de Rádio Jornalismo de 2019, da Facom/UFPA, com a participação dos alunos Ana Carolina Bringartener, Rui Guilherme Filho e Vitória Galvão, sob a orientação da professora Netília Seixas.  

Para acompanhar o Quem faz o bem e ficar por dentro desses trabalhos e projetos de arte, cidadania e solidariedade, não perca esta edição do Espaço Experimental. O programa vai ao ar toda terça-feira, às 11h, com reprise quinta-feira, às 20h.

Imagem: http://www.viverfazbem.com.br/fazer-o-bem-sem-olhar-a-quem/

Compatilhe !

Id:10402