Radiojornal Urbanidades: um passeio pela estética urbana de Belém.

A estética urbana de toda cidade possui peculiaridades. Os espaços físicos e virtuais, assim como as pessoas, a cultura e as profissões, compõem essa representação. Pensando nisso, alunos de Jornalismo, turma de 2016, da Universidade Federal do Pará produziram o radiojornal Urbanidades, que você acompanha no Espaço Experimental desta semana.

O programa, dividido em três blocos, traz reportagens e entrevistas sobre os espaços urbanos de Belém, físicos ou não, e sobre personagens representativos para a cidade. Entre os assuntos abordados nas matérias estão à prática da patinação, à criação de espaços colaborativos, o tombamento de casarões históricos, o abandono de praças e o comércio informal.

Apresentado pelos estudantes Rodrigo Avelar e Maria Paula Malheiros, o radiojornal apresenta, ainda, os quadros “Perfil Urbano”, com a história de Maria de Nazaré, a Tia dos Bombons; “Mobilidade Urbana”, com ideias de como melhorar a circulação de pessoas em Belém, e “Um olhar sobre a cidade”, a respeito dos impactos socioambientais gerados pelas ocupações desordenadas próximas a rios e igarapés.

A produção é resultado da disciplina Laboratório de Radiojornalismo, da Faculdade de Comunicação da UFPA, e foi coordenado pela professora Lorena Esteves.

Programa de número: 367