João Gilberto

Nesta edição do Memória Musical, relembre a trajetória de João Gilberto, o pai da Bossa Nova.

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira nasceu em 10 de Junho de 1931, na cidade de Juazeiro, na Bahia. Aos 14 anos, iniciou os estudos do violão e, em 1949, mudou-se para Salvador, onde iniciou sua carreira na Rádio Sociedade da Bahia.

Em 1950, se mudou para o Rio de Janeiro para fazer parte do grupo “Garotos da Lua”, com o qual chegou a gravar dois discos, mas as relações turbulentas entre os integrantes levaram à expulsão de João Gilberto do grupo. Em 1952, ele iniciou a carreira solo com um disco marcado pela semelhança do canto de Orlando Silva, entretanto, nessa época o disco não alcançou nenhum sucesso

Foi somente em 1958 que a famosa batida de violão, que caracteriza a Bossa Nova, foi apresentada pela primeira vez na gravação do LP “Canção do Amor Demais” de Elizeth Cardoso. No mesmo ano, lançou o LP “Chega de Saudade” um dos marcos da fundação do novo gênero.

Dois anos depois, em 1960, o cantor é lançado no mercado norte-americano com o “ Brazil’s brilliant João Gilberto”. A partir de então, a carreira ganha mais projeção e João Gilberto começa a dividir palcos com grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso e Vinícius de Moraes.

A carreira internacional o levou a residir fora do Brasil e a se apresentar em países como Japão e México. Essa carreira gerou uma parceria com Stan Getz, dando origem ao clássico álbum “Getz/Gilberto”, apenas um exemplo do legado e da enorme influência que o artista deixou na música brasileira. No Memória Musical, você relembra alguns sucessos como: “Saudade fez um samba”, “O barquinho”, “Eu sei que vou te amar” e “Chega de Saudade”.

Apresentação: Áurea Garcia e Ana Rosa Batista
Produção e roteiro: Áurea Garcia
Gravação e montagem: Karla Guimarães e Felipe Rocha
Direção: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Cláudio Lobos

O Memória Musical vai ao ar às sextas-feiras, às 17h e 23h.
Horários alternativos: sábado, domingo e terça-feira, às 13h e 22h.

Compatilhe !

Id:6963