Episódio 1: Matinta Pereira

Matinta Pereira é o tema deste primeiro episódio do podcast Conto Ribeirinho, produzido pela Na Cuia Produtora Cultural em parceria com o projeto ‘Imaginário das Formas Narrativas Orais Populares da
Amazônia Paraense’ – IFNOPAP, coordenado pela Profª Socorro Simões (UFPA).

O objetivo do Conto Ribeirinho é resgatar as narrativas orais coletadas pelo IFNOPAP ao longo de seus 25 anos de existência e divulgar essas histórias de maneira única e envolvente, por meio do formato storytelling, ou seja, um podcast criado e produzido para contar histórias aos seus ouvintes. Trata-se de um extenso trabalho de pesquisa e de curadoria de conteúdo em um acervo com mais de 5 mil narrativas
colhidas com uso de gravadores e fitas em todo o Estado do Pará.

São histórias de vida, de visagens, mitos e lendas que envolvem encantadas e encantados, além de tantos outros personagens do universo amazônida, algumas já bastante conhecidas dos paraenses e outras nem tanto assim, dependendo da história e da região de quem conta.

Neste primeiro episódio, o podcast apresenta narrativas orais sobre a Matinta Perera, um ser bastante conhecido que possui um assobio assustador e que se revela de diferentes formas aos moradores da região amazônica. Tem quem diga que hora é pássaro, hora é gente. E geralmente quando vira gente aparenta ser uma senhora bem velha que sai às ruas pedindo café, tabaco e outras especiarias. Mas o mais interessante nessas narrativas é que em cada localidades as histórias da Matinta Pereira, ou melhor, das Matintas são narradas de formas particulares pelos seus habitantes.

Os áudios que contém as histórias que selecionamos neste episódio são gravações realizadas em 1994, nos municípios de Abaetetuba e Ananindeua e fazem parte do acervo do projeto de extensão da UFPA, “Imaginário das Formas Narrativas Orais da Amazônia Paraense”, o IFNOPAP. As gravações são antigas, feitas em gravadores analógicos, os áudios deste e dos futuros episódios possuem ruídos que nós buscamos preservar na edição para não danificá-los e também porque acreditamos que seja interessante manter o caráter histórico dessas narrativas que agora passam a ser transmitidas por meio do Conto Ribeirinho.

Mensalmente, novos episódios com narrativas de diversos municípios paraenses serão disponibilizados na Radio Web UFPA, nos principais agregadores de podcasts e também no site da Na Cuia.

Além de disponíveis aqui no site para ouvir ou baixar a qualquer momento, na Rádio Web UFPA os episódio serão exibidos mensalmente:
Segunda-feira: 09h e 17h
Quarta-feira: 14h e 20h
Sexta-feira: 12h e 19h
Domingo: 11h e 18h

Compatilhe !

Id:7368