O Ciência Legal é um programa dedicado ao público infantil, permeado de histórias, brincadeiras e muito conhecimento sob o comando do macaco Cheirinho e da jornalista Luciana Miranda.

Esta proposta tem como objetivo principal contribuir para a “alfabetização científica” por meio da divulgação da ciência em um programa radiofônico voltado para o público infantil. Atualmente, a produção midiática para este público é vasta. Contudo, principalmente no veículo radiofônico, a divulgação científica é pouco explorada.

Com o desafio de tornar a ciência acessível e interessante para crianças de 6 a 12 anos, concebeu-se o ‘Ciência Legal’, um programa com participação em estúdio de estudantes de escolas públicas e privadas de Belém. Como pressuposto que guiará todas as etapas de produção do programa, está o conceito de que a criança é um ser social atuante e produtor de cultura. Essa concepção norteará a linguagem e a metodologia de produção do programa.

A oralidade do rádio e seu poder de penetração (ampliado com as rádios webs) serão utilizados como facilitadores para a socialização da ciência. No contexto da Rádio Web UFPA, tornar a produção científica e acadêmica acessível à sociedade já é o trabalho cotidiano da Rádio. Contudo, o direcionamento ao público infantil tornará possível a iniciação científica de modo lúdico e interessante desde a alfabetização, contribuindo para formação de cidadãos que compreendam a importância e os benefícios sociais do avanço científico.