COMPARTILHE

40 Anos Facom UFPA


Email WhatsApp Facebook Twitter Google+ Pinterest
UFPA DEBATE

Lúcio Flávio Pinto

Renomado jornalista e um dos mais influentes na região Norte, Lúcio Flávio Pinto já foi professor da Faculdade de Comunicação da UFPA nos anos 1980. No programa, ele fala sobre seu trabalho na grande imprensa paraense e da história do veículo de comunicação alternativa “Jornal Pessoal”.

UFPA DEBATE

Milton Camargo

Milton Camargo foi professor da Facom onde lecionou a disciplina de redação publicitária durante 15 anos. Ele fala sobre suas memórias como docente, sua paixão pela literatura e pelas artes de sua carreira como escritor.

UFPA DEBATE

Manuel Dutra

Manuel Dutra fala sobre sua carreira como professor da UFPA e relembra momentos importantes de sua atuação como repórter em diversos veículos da imprensa local e nacional. O jornalista, vencedor de 3 prêmios Esso da região Norte, também comentou os desafios para o exercício do jornalismo diante das novas tecnologias.

UFPA DEBATE

Luciana Miranda

Natural de São Paulo, a professora Luciana chegou ao Pará nos anos 1990 interessadas em estudar sobre os conflitos agrários no estado. Como professora, foi responsável pela criação da Rádio Web UFPA e ajudou a resgatar a memória do rádio no estado do Pará.

UFPA DEBATE

Rosaly Brito

Durante a entrevista a professora falou de sua carreira como jornalista e docente, e especificamente do início de sua graduação, no final da década de 1970, quando integrou a gestão do Centro Acadêmico de Comunicação (CACO).

UFPA DEBATE

Luiz Cézar Santos (LZ)

O professor da Faculdade de Comunicação da UFPA relembra as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na década de 1980, sua atuação no movimento estudantil, as transformações que levaram ao aumento da demanda pelo curso de publicidade e propaganda, além do seu relacionamento com a universidade e com o mercado local.

UFPA DEBATE

Regina Alves

Professora da Faculdade de Comunicação da UFPA desde 1983, Regina Alves acompanhou as transformações da imprensa paraense e do curso de jornalismo em diferentes épocas. Na entrevista, ela conta sobre sua carreira com passagem em importantes veículos locais, além dos desafios do trabalho docente.

UFPA DEBATE

Kleyton Silva

O jornalista Kleyton Silva relembra sua história no movimento estudantil universitário, tanto no curso de Letras quanto no curso de Jornalismo, abordando principalmente a greve promovida por estudantes e professores no ano de 2013.

UFPA DEBATE

Regina Lima

Na década de 1980, Regina Lima foi aluna das duas habilitações do curso: Jornalismo e Publicidade e Propaganda, tendo também atuado no movimento estudantil. Como professora, ela acompanhou as mudanças no currículo feitas em 2002 e acompanhou as mudanças e avanços da Facom nesse período.

UFPA DEBATE

Ismael Machado

UFPA ENSINO

Projetos Independentes
Blogs

No programa, conheça mais sobre a trajetória de 3 blogs criados por estudantes do curso: “Nós Vamos Assim”, “Os Apocalípticos” e “Belém Mundi”. Além esclarecer sobre a proposta de cada um, nossas convidadas relatam os desafios de conciliar a produção desses blogs com as atividades acadêmicas.

UFPA ENSINO

Projetos Independentes
Audiovisual

Para retratar as iniciativas de estudantes no audiovisual, o UFPA Ensino convidou os projetos “Repórter E” e “Coletivo Palafita” para comentar sobre a produção de conteúdo para web e para o cinema e os aprendizados que o curso proporcionou para o desenvolvimento de seus trabalhos.

UFPA ENSINO

Projetos Independentes
Muvuca e Jornalismo Cultural

Neste programa, relembramos a história de uma das mais importantes iniciativas dos estudantes no curso: a organização da Muvuca na Cumbuca – a Semana de Comunicação da UFPA. O programa também destaca projetos na área de jornalismo cultural, com a revista eletrônica “Na Cuia” e o site “Reduto Cult”.

UFPA ENSINO

Projetos Independentes
40 anos Facom UFPA

Neste programa especial, as professoras Rosaly Brito e Rosane Steinbrenner falaram da trajetória, das conquistas e dos desafios nesses 40 anos da Faculdade de Comunicação. São abordados temas como a estrutura da faculdade, a qualificação docente, projetos de pesquisa e extensão e os novos currículos para os cursos de jornalismo e publicidade.

UFPA COMUNIDADE

Jornal Primeiras Linhas

O jornal impresso “Primeiras Linhas” é um projeto de extensão coordenado pelo professor do curso de jornalismo Manuel Dutra que, segundo ele, “marca o reinício do jornalismo impresso na Faculdade de Comunicação da UFPA, com um produto laboratorial em que estudantes são introduzidos nas práticas que haverão de abraçar na vida real”.

UFPA COMUNIDADE

Academia Amazônia

O “espaço de difusão do conhecimento e de mediação multimidiática do saber na Amazônia”, também conhecido como “Academia Amazônia”, é um projeto que nasceu na década de 1990 e completa 25 anos de existência em 2016. O “Academia Amazônia” protagoniza o segundo UFPA Comunidade a ser exibido no especial de 40 anos da Facom.

UFPA COMUNIDADE

Oficina de Criação

A Oficina é um laboratório para os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, que tem no projeto a oportunidade de desenvolver habilidades, vivenciar a prática do atendimento às demandas dos clientes e elaborar campanhas e peças gráficas. Conheça mais sobre a história da Oficina de Criação e sua importância para a formação dos alunos da área.

UFPA COMUNIDADE

Ocupa Belém

Realizada pela Faculdade de Comunicação em parceria com coletivos culturais, movimentos sociais e entidades comunitárias da periferia de Belém, o Ocupa Belém integra as ações pela comemoração do aniversário do curso, bem como busca promover a inserção social da universidade, utilizando as ferramentas de comunicação cidadã.

]
UFPA COMUNIDADE

Memória Facom

UFPA Entrevista

O programa entrevistou personagens importantes na história do curso de comunicação social, com atuação nas áreas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Professores, ex-alunos e profissionais falaram de sua trajetória na comunicação e contaram suas memórias com a Facom.

UFPA Ensino

A Faculdade de Comunicação tem um trabalho importante dentro e fora da Universidade. Projetos independentes – idealizados principalmente por alunos do curso de comunicação – nascem dentro da Universidade e ganham vida além dos portões UFPA.

O UFPA Ensino abordou esses projetos que conquistaram público dentro e fora da UFPA. Na plataforma de Blog, conheça mais sobre “Os Apocalíticos”, “Belém Mundi” e “Nós Vamos Assim”. Na plataforma audiovisual, conheça os projetos “Repórter E” e o “Coletivo Palafita”. Na área do jornalismo cultural, conheça a revista “Na Cuia” e o site “Reduto Cult”, e, ainda, a “Muvuca na Cumbuca”, que é a semana de Comunicação da UFPA.

UFPA Comunidade

O UFPA Comunidade tratou de projetos de extensão que atuam na área de divulgação científica e produção de conteúdo audiovisual e impresso. Os convidados falam da importância para a comunicação local, servindo para o exercício do jornalismo e estimulando a divulgação das ações de pesquisa, extensão e de ensino realizadas na universidade. Os projetos também são laboratórios de experimentação para diferentes linguagens e um espaço de formação de novos comunicadores.

....Em manutenção volte em breve