Ações para alunos surdos

O Saest e Você destaca as ações oferecidas pela Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess) destinadas aos alunos surdos da UFPA. As convidadas são a professora Arlete Marinho, coordenadora de acessibilidade da UFPA, e também a coordenadora da equipe de interpretes e tradutores de libras Denise Martinelli.

O Programa de Acessibilidade na Educação Superior propõe ações que garantam o acesso pleno de pessoas com deficiência às universidades. Nesse sentido, as políticas de educação especial no Brasil buscam assegurar a inclusão de todos os alunos nas instituições educacionais, em todos os níveis de ensino. Apesar disso, há desafios para a concretização dessas medidas. As convidadas relatam as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos e pelos interpretes que atuam com esse público e destacam as ações que a CoAcess promove para que a vida acadêmica desse aluno não seja prejudicada.

Entre as iniciativas da CoAcess estão a implementação da acessibilidade às pessoas com deficiência em todos os espaços, ambientes, matérias, ações e processos desenvolvidos na instituição para garantir a inclusão na Universidade e reduzir ou eliminar as barreiras que dificultam a vida acadêmica das pessoas com deficiência.

Nesse sentido, um dos projetos foi o de criação da Cartilha de Orientações Técnicas e Pedagógicas da UFPA, que traz diretrizes e orientações para docentes e alunos com o objetivo de reduzir algumas dificuldades presentes na vida das pessoas surdas que estão presentes na universidade.

Para saber mais sobre as ações, estratégias pedagógicas e a importância das ações para os alunos surdos da Universidade, não perca esta edição do Saest e Você – Tudo sobre assistência estudantil da UFPA.

Em breve o programa será transcrito e disponibilizado como roteiro acessível em formato PDF. Aguarde!

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Bruna Ribeiro
Gravação e montagem: Lauro Feio
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O SAEST e Você vai ao ar todas as quintas-feiras, sempre às 12h e às 18 horas, e também nos horários alternativos: sábado, às 10h; segunda, às 12h, e as terças-feiras, às 18h.

O programa é uma realização da Rádio Web UFPA, projeto de extensão da Faculdade de Comunicação (FACOM), em parceria com a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST).

Compatilhe !

Id:5110