Programa Estudante Saudável

Na Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA, a Coordenadoria de Integração Estudantil é responsável pelos serviços que visam o desenvolvimento pedagógico, físico e mental dos estudantes. Entre essas ações estão o Programa Estudante Saudável (PES), Acompanhamento Pedagógico, Bolsa Acadêmica Permanência e, ainda, o Programa de Avaliação e Acompanhamento.

O Programa Estudante Saudável tem parceria com o projeto de extensão Clínica de Psicologia: um olhar em atenção a saúde mental dos estudantes da UFPA, que é realizado pela Faculdade de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade. A iniciativa proporciona atendimento aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que passam por algum sofrimento mental e/ou emocional.

Além disso, por meio do Programa Estudante Saudável, a Saest mantém uma rede formada com diversas unidades da UFPA para oferecer serviços de saúde à comunidade discente. “O projeto Clínica de Psicologia é apenas um desses serviços prestados pelo PES. A SAEST em parceria com o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), com o curso de Biomedicina, com o Instituto de Ciências da Saúde (ICS), e com os dois hospitais universitários e outros institutos formam uma rede de atendimento e procedimentos em especialidades de clínica médica e laboratorial, odontologia, psicologia e psiquiatria”, destaca Ana Clotilde Colares, coordenadora de integração estudantil da Saest/UFPA.

Um dos critérios para que os estudantes sejam beneficiados pelo PES e outros programas de assistência estudantil é ser aluno de graduação presencial e possuir renda per capita de até um salário mínimo e meio. Outros pré-requisitos são frequência nas aulas, estar na primeira graduação e manter o coeficiente de rendimento geral (CRG) na média estabelecida pelas instruções normativas, que estão disponíveis no site da SAEST.

Todos os detalhes sobre o Programa Estudante Saudável e outros serviços diretamente ligados a Coordenadoria de Integração Estudantil da Saest/UFPA, incluindo o atendimento nos hospitais universitários, você confere nesta edição do SAEST e Você, com a convidada Ana Clotildes Colares.

O programa é uma realização da Rádio Web UFPA, projeto de extensão da Faculdade de Comunicação (FACOM), em parceria com a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST).

Confira todas as quintas-feiras, sempre às 12h e às 18 horas, com horários alternativos: sábado, às 10h; segunda, às 12h, e terças-feiras, às 18h.

Compatilhe !

Id:4059