Inclusão, acessibilidade e diversidade

Inscrições abertas para evento sobre políticas afirmativas que ocorre em agosto na UFPA

Inclusão, acessibilidade e diversidade são assuntos desta edição do Saest e Você, que destaca ainda a programação do seminário nacional que vai acontecer na UFPA no período de 12 a 14 de agosto de 2019, com o tema “Debate sem fronteiras sobre políticas de ações afirmativas”.

No programa, os convidados Gilmar Silva, vice-reitor da UFPA, Milene Veloso, da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (Adis), e, ainda,  Arlete Marinho, da Coordenadora de Acessibilidade (CoAcess), convidam a comunidade acadêmica e, também, a comunidade externa a participarem do evento que, além de fortalecer a rede de pesquisa na área, pretende ser espaço de discussões e proposições de ideias que busquem superar os desafios da inclusão na Universidade.

Dentro dessa perspectiva, os professores ressaltam as diversas ações da UFPA para a garantia de direitos dos grupos minoritários que cada vez mais ocupam os espaços acadêmicos e que precisam de políticas diferenciadas que ajudem no combate ao preconceito, as atitudes discriminatórias, além de diminuir as barreiras da acessibilidade e promovam ações que possibilitem os alunos concluírem o ensino superior da melhor forma possível.

“Nós temos um público que precisa exatamente desse olhar, porque a diversidade ela não é só cultural, é uma diversidade de classe, de gênero, uma diversidade que inclui uma série de situações, portanto, são muitos desafios”, afirma a professora Milene Veloso.

O professor Gilmar Silva reforça a importância de denunciar casos de preconceito para que haja ações educativas e, dependendo do caso, punitivas. “Não fica nenhuma denúncia sem que a gente apure, sem que a gente tome essa combinação de fatores. A gente cria ações educativas, mas se o caso requer uma punição, também vai ter a punição”, alerta o Vice-Reitor.

Para ele, discutir a inclusão é um processo relevante para toda a sociedade. “A gente tem aprendido que mesmo aqueles que são contra a inclusão se beneficiam da inclusão porque quem é contra, na maioria das vezes, é por ignorância. Então, é preciso que a gente tenha capacidade educativa e formativa para discutir a diversidade”.

Nesse sentido, a professora Arlete Marinho destaca a importância do trabalho em parceria entre a Adis e a Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA. “Foi algo muito positivo a criação da Adis e a descentralização do antigo Núcleo de Inclusão Social (NIS) criando a Coordenadoria de Acessibilidade dentro da SAEST. Assim, é possível pensar políticas específicas para pessoas com deficiência. Enquanto outra equipe pensa ações de inclusão para os outros grupos, como os indígenas, os quilombolas, os estrangeiros e os LGBTI’s, por exemplo”.

Para sabe mais sobre inclusão, acessibilidade e diversidade na UFPA não perca esta edição do Saest e Você.  Lembrando que o tema também é assunto de seminário  nacional que vai ocorrer na UFPA nos dias, 12, 13 e 14 de agosto de 2019.

Apresentação: Fabricio Queiroz
Produção: Áurea Garcia
Gravação e montagem: Karla Guimarães
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O SAEST e Você vai ao ar todas as quintas-feiras, sempre às 12h e às 18 horas, e também nos horários alternativos: sábado, às 10h; segunda, às 12h, e as terças-feiras, às 18h.

O programa é uma realização da Rádio Web UFPA, projeto de extensão da Faculdade de Comunicação (FACOM), em parceria com a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST).

Compatilhe !

Compatilhe !

Id:6392