Moradia Estudantil

Ser aprovado no vestibular e conseguir a tão sonhada vaga na universidade não é o ultimo desafio para quem tem baixa renda. Para muitos alunos, também é preciso achar maneiras de se manter em uma localidade diferente. Moradia Estudantil é o tema desta edição do Saest e Você.

Há diversos questionamentos e medos de quem ingressa no ensino superior e tem que mudar de cidade, porém os alunos podem contar com o apoio da Universidade que dá duas duas opções de moradia estudantil: Casa do Estudante (CEUS) ou o auxilio moradia, que é uma bolsa que ajuda a cobrir os custos com aluguel.

O auxilio moradia destina-se aos estudantes de curso de graduação e que necessitam residir fora da sua cidade de origem, desde que tenha despesas com o pagamento de aluguel; que não resida na região metropolitana de Belém e que não esteja vinculado a nenhuma casa de estudante. A inscrição para esta modalidade e feita via edital, que abre a cada ano junto com o auxílio permanência.

Já a Casa do Estudante também atende alunos de graduação que precisam residir fora de sua cidade, porem a inscrição e feita via instrução normativa. A UFPA disponibiliza vagas em cinco casas situadas em Belem, Castanhal, Tucurui, Breves e Altamira.

Ambos promovem à permanência dos discentes durante o tempo regular do seu curso até a integralização. Porém e necessário que o aluno esteja devidamente matriculado no curso de graduação e mantenha um rendimento no mínimo regular.

Além do apoio, o acesso à moradia estudantil é essencial para a permanência do aluno no curso, como fala o aluno Randerson Wesley, que mora na casa do estudante de Castanhal “Se não fosse a casa de estudante, muitos de nós já teríamos desistido da universidade.”

Todos os detalhes sobre Moradia Estudantil e outros serviços diretamente ligados a Coordenadoria de Integração Estudantil da Saest/UFPA, você confere nesta edição do SAEST e Você, com a convidada Eracele do Carmo, assistente social da Superintendência de Assistência Estudantil.

O programa é uma realização da Rádio Web UFPA, projeto de extensão da Faculdade de Comunicação (FACOM), em parceria com a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST).

Confira todas as quintas-feiras, sempre às 12h e às 18 horas, e também nos horários alternativos: sábado, às 10h; segunda, às 12h, e as terças-feiras, às 18h.

Apresentação: Giullia Moreira
Produção e roteiro: Bruna Ribeiro
Gravação e montagem: Lauro Feio
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

Compatilhe !

Id:4375