Aquecimento Global

Aquecimento Global

Aquecimento Global é o assunto em destaque nesta edição do Sintonia Enem. No programa, a jornalista Elissandra Batista conversa com a professora de geografia Ana Tereza Correia, que comenta sobre as causas e as consequências desse fenômeno para a natureza e toda a humanidade.

O aquecimento da Terra é algo natural e ocorre desde a formação do planeta. Porém, o agravamento intensivo desse processo é o que preocupa os ambientalistas. A professora Ana Tereza explica que o Aquecimento Global começou a acelerar a partir da I Revolução Industrial, principalmente, por causa do uso desenfreado de combustíveis fósseis como o carvão mineral e o petróleo, que liberam gases poluentes para a atmosfera.

Nesse sentido, os pesquisadores alertam que o aquecimento natural da Terra está sendo intensificado pelas ações antrópicas, em busca de atividades econômicas que visam lucro a qualquer custo. Com isso, os impactos ambientais incluindo as queimadas, as precipitações intensas no globo, o clima de monções, as enchentes, os verões mais quentes e os invernos mais rigorosos, as ondas de calor, a desertificação e o aumento do nível dos oceanos são fenômenos cada vez mais fortes, com catástrofes cada vez maiores.

E é por tudo isso que se torna necessário reverter a forma como os países produzem e consomem os produtos da natureza. No Sintonia Enem, a professora Ana Tereza aborda algumas medidas que podem ser tomadas para mitigar a alta concentração de poluentes na atmosfera. Ela ressalta ainda as consequências casos medidas urgentes não sejam tomadas para frear o Aquecimento Global, incluindo o processo de desertificação que consiste na perda da capacidade produtiva do solo, deixando-o árido e infértil, sobretudo, pelas práticas agropecuárias.

Além disso, no quadro “O Curioso”, você acompanha um pouco sobre o processo histórico da coleta de lixo, que começou na Idade Média. E, ainda, a importância da reciclagem. Já no quadro “Gira Mundo”, o vestibulando tem um apanhado geral sobre as discussões em relação a preservação do planeta nas Conferências das Partes, com destaque para a COP 26, realizada em 2021. Entre as principais conquistas apontadas pela organização do evento, está o compromisso de mais de 120 países, incluindo o Brasil, em conter e reverter o desmatamento até 2030.

Para entender melhor e ficar por dentro desse tema que desafia os seres humanos a olharem a natureza com mais sensibilidade, para, assim, adotar práticas de consumo menos danosas ao meio ambiente, não perca esta edição do Sintonia Enem. O programa vai ao ar diariamente, às 15h.

Apresentação: Elissandra Batista

Roteiro e produção: Kelly Pinheiro e Lívia Leoni

Gravação e montagem: João Nilo

Supervisão e edição: Elissandra Batista

Imagem: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/

Compatilhe !

Id:10698