Aproveitamento de Água da Chuva na Amazônia

O UFPA Comunidade dessa semana vai falar sobre o projeto de extensão “Aproveitamento de água da Chuva na Amazônia”.

Embora a região Amazônica seja uma das maiores fontes de recurso hídrico do mundo, grande parte da população ainda sobre com a falta de abastecimento de água ou com a má qualidade desse recurso. Diante disso, foi criado o projeto “Aproveitamento de água de Chuva na Amazônia”, que através de cisternas, utiliza o grande volume pluviométrico da região como solução para os problemas de abastecimento hídrico que ainda assolam muitas comunidades do território.

Essas cisternas são muito utilizadas no Nordeste brasileiro, mais propriamente na região do semiárido. Ao serem trazidas para a Amazônia, tiveram que se adaptar ao contexto da região, entretanto o objetivo e forma de funcionamento do equipamento continua o mesmo.

A aluna de engenharia sanitária, Larissa Rodrigues, também é bolsista do projeto e fala sobre a importância dessa área no âmbito social. “A engenharia sanitária ambiental de certa forma tem uma intervenção social muito forte, fazendo uma obra de saneamento você automaticamente está mudando alguma coisa na vida da população, e com a água de chuva é exatamente assim, se tem uma comunidade que estava consumindo a água de uma qualidade ruim, aquela população acaba adoecendo mais, então é importante oferecer algo que possa melhorar a qualidade de vida das pessoas”, acredita.

Além do conhecimento técnico necessário para a implantação do equipamento, também é preciso que o profissional se adeque a realidade daquela comunidade específica, pensando nas restrições tecnológicas daquele publico, e procurar meios de simplificar a utilização do equipamento para aquelas pessoas.

Compatilhe !

Id:505