Atendimento Pós-Covid na UFPA

Atendimento Pós-Covid na UFPA

Atendimento Pós-Covid é a missão do projeto em destaque nesta edição do UFPA Comunidade. Denominada “Avaliação Epidemiológica, Clínica e Laboratorial de Pacientes Pós-infecção pelo SARS-COV-2 na Região Metropolitana de Belém”, a iniciativa é do Laboratório de Patologia Clínica das Doenças Tropicais (LPCDT), que integra o Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará. Sobre o trabalho, o jornalista Fabrício Queiroz conversa com a professora Luisa Carício, especialista em biologia molecular e coordenadora da ação de Atendimento Pós-Covid.

Segundo a pesquisadora, o projeto surgiu por causa do número crescente de pessoas que mesmo depois de curadas, ou seja, já com o resultado negativo para Covid-19, ainda apresentam sintomas. “Na segunda onda da doença, temos um número crescente de pacientes que têm sintomas permanentes e é isso que caracteriza a Síndrome Pós-Covid.  E tem casos, também, de pessoas que desenvolvem novas manifestações clínicas”, afirma Luisa Carício.

O objetivo do Atendimento Pós-Covid é fazer o acompanhamento multidisciplinar das pessoas com alguma sequela da doença. A equipe do projeto é composta por clínicos, nutricionistas, biomédicos, infectologistas, endocrinologistas, fisioterapeutas entre outros médicos, técnicos e docentes da UFPA. O trabalho também é realizado em parceria com o Laboratório de Reabilitação Cardio, Oncológico e Respiratório (Lacor) do HUJBB. 

Perda do olfato e paladar por mais de três meses, diarreia, queda de cabelo, problemas pulmonares e cardíacos, hipertensão e diabetes estão entre as principais sequelas depois da infecção pelo vírus SARS-COV-2. “Antigamente, se achava que aqueles que tinham o quadro mais intenso, que eram internados, faziam uso de oxigênio, que teriam as sequelas pós Covid-19. Mas, hoje em dia, o que nós estamos observando, e têm vários estudos no mundo todo, é que pacientes que tiveram Covid-19 leve estão apresentando Síndrome Pós-Covid, com frequência”, informa a professora  Luisa Carício.

Para participar do Atendimento Pós-Covid, os interessados devem entrar em contato com o LPCDT pelo número (91) 3201-0986, pelo whatsapp (91) 98524-5338, e, ainda, pelo Instagram @LPCDTNMT ou pelo e-mail antendimento.poscovid19nmt@gmail.com, para realizar um pré-cadastro. Os atendimentos ocorrem no ambulatório do NMT, localizado na Av. Generalíssimo Deodoro, 92 – Umarizal, Belém – PA, 66055-240.

Mais informações sobre Síndrome Pós-Covid e também sobre o trabalho do projeto “Avaliação Epidemiológica, Clínica e Laboratorial de Pacientes Pós-infecção pelo SARS-COV-2 na Região Metropolitana de Belém”, você confere nesta edição do UFPA Comunidade.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Kelly Pinheiro
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h.
Horários alternativos: Domingo, às 17h, e terça-feira, às 15h.

Compartilhe !

Id:9866