Brinquedos de Saúde

Música, teatro e jogos estão entre as estratégias comunicacionais do projeto de extensão “Brinquedos de Saúde: Ludicidade, Lazer e Educação Popular para a produção de cidadania e saúde mental”.

O público alvo são pessoas em vulnerabilidade, principalmente, usuários de drogas lícitas ou ilícitas. A iniciativa surge da necessidade de políticas públicas direcionadas para quem possui problemas de saúde mental, faz uso abusivo de drogas ou vive em situação de rua.

“A gente entende a necessidade de ampliar as ações no campo do cuidado com o outro, com ações que possam estimular a sociabilidade, a criação de vínculos e laços comunitários, pra que a gente possa dialogar sobre temas como redução de danos, urbanidade, drogas. A proibição por si só é muito pouca. É necessário que a gente discuta esses temas”, destaca a coordenadora do projeto, a professora Lucília Matos.

Em parceria com a associação Viramundo, o Brinquedos de Saúde é uma ação do Grupo de Estudos e Pesquisas Lazer e Ludicidade (Moçarai), do Instituto de Ciência das Educação (ICED-UFPA). Com a ajuda de voluntários, bolsistas e educadores das mais diversas áreas do conhecimento, o projeto realiza ações de convivência para a promoção de saúde popular e comunitária por meio da inserção de diálogos abertos e criações artísticas.

“Na minha área da enfermagem, o que eu mais percebo que posso ligar ao projeto é esse cuidado de vínculo. De ouvir, conhecer a história daquela pessoa e, a partir daí, pensar em como eu posso proporcionar um cuidado pra ela”, afirma Rafaela Couto, voluntária do projeto e estudante de enfermagem.

As atividades do projeto são realizadas em Icoaraci, no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), em São Braz, também com usuários do Centro POP, além das praça do Pescador e Magalhães, que são visitados uma vez, a cada semana.

Quer conhecer mais sobre o “Brinquedos de Saúde: Ludicidade, Lazer e Educação Popular para a produção de cidadania e saúde mental”? Então não perca esta edição do UFPA Comunidade!!

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção: Giullia Moreira / Foto: Marquinho Trindade – Facebook.
Gravação e montagem: João Nilo
Supervisão e edição: Elissandra Batista

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 10h da manhã e 21h.
Horários alternativos: domingo, às 15h / terça-feira, às 15h.

Compatilhe !

Id:3421