Educadança

A dança é uma das expressões artísticas mais antigas da história da humanidade.

Nas sociedades pré-históricas, era utilizada em comemorações ou rituais próprios de cada grupo, ainda sem a conotação de arte.

Hoje, com os diversos processos de criação estética, a dança também representa conhecimento do próprio corpo com as mais variadas formas de dançar.

E de acordo com os especialistas, a dança é um instrumento educativo transformador ainda pouco explorado, principalmente, nas escolas.

Para tentar mudar essa realidade surgiu o “Educadança”. O projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da UFPA incentiva a prática em escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Belém.

“A gente não ensina uma dança específica. A gente tenta trabalhar essa dança que move o corpo, através de alguns conteúdos que a gente entende como sendo macros, ou seja, conteúdos que são necessários para qualquer estilo de dança para que cada corpo desenvolva a sua maneira peculiar de dançar”, explica a professora Luiza Monteiro e Souza, coordenadora da projeto.

Já a bolsista do Educadança, Lúcia Letícia, destaca que a troca de experiência com os alunos do ensino médio é o ponto chave na execução do trabalho e também na vida profissional dos futuros licenciados em dança. “Nós fomentamos o
nosso conhecimento em dança e socializamos com os alunos a partir do que eles trazem para a gente. Nós não levamos conhecimento absoluto. Nós trocamos com eles”.

Para conhecer mais o projeto Educadança, não perca esta edição do UFPA Comunidade, que ainda tem a participação da bolsista Larissa Chaves.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção: Giullia Moreira

Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

Compatilhe !

Id:2409

  • Keyser Sose

    Parabéns a todos os envolvidos com o projeto, divulgadores e incentivadores da Dança como arte e também um ramo do conhecimento.