Ensino prático de Instalações Elétricas

Criado há 4 anos, o projeto de extensão Ensino prático de Instalações Elétricas – Contribuição para qualificação discente através de ações de extensão vêm realizando um trabalho responsável para a comunidade externa da UFPA.

O projeto atua na elaboração de instalações elétricas residenciais para famílias carentes de Belém e agora, na sua última edição, também realiza avaliações dos projetos arquitetônicos das casas atendidas. A iniciativa também promove palestras, oficinas e mini-cursos na área de instalações elétricas, além de aulas preparatórias de estudantes para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

“O objetivo inicial era oportunizar atividades de extensão nessa área prática de elaboração de projetos elétricos residenciais, principalmente, e treinar os alunos de engenharia elétrica, além de oferecer serviços para a comunidade carente”, comenta a professora Carminda Carvalho.

Segundo Isaias Ferreira, estudante do sétimo semestre de engenharia elétrica, o projeto trouxe muito enriquecimento para ele a nível profissional e acadêmico. “Quando a gente chega em uma casa, normalmente a casa já está pronta. Então, a gente tem que verificar o que podemos fazer com a casa já feita e sugerir algumas mudanças pro proprietário, pra minimizar os riscos de incêndio e o consumo de energia”, explica.

O projeto Ensino Prático de Instalações Elétricas antes destinado aos alunos de engenharia elétrica, atualmente conta com a colaboração de professores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo. Dessa forma, a ideia é atender às diversas necessidades técnicas de um projeto residencial.

A professora Carminda Carvalho afirma que o projeto é uma boa oportunidade para os alunos que desejam aprofundar os conhecimentos nessa área, pois eles podem aplicar seus conhecimentos nas atividades e fomentar seu senso crítico com a prática das instalações elétricas.

Para conhecer mais sobre este projeto, não perca esta edição do UFPA Comunidade! E para entrar em contato com a equipe, envie um e-mail para: lieceamazon@gmail.com.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Giullia Moreira
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e Terça-feira, às 15h.

Compatilhe !

Id:3546

  • José Serrão

    Muito importante este projeto de instalações elétricas, visando atender as comunidades carentes, propiciando às pessoas carentes uma economia de energia e segurança, conforme a NR-10.