Fieiro

Especial Enactus: Fiero

Nesta edição do UFPA Comunidade você acompanha o terceiro programa do Especial Enactus. Dessa vez, o destaque é o projeto Fiero, uma iniciativa que busca melhorar a qualidade de vida dos feirantes de São Brás, através da geração de renda e capacitação profissional.

Iniciado em 2016, o Fiero propõe o aproveitamento de alimentos que seriam descartados – meramente por questões estéticas – na produção de geleias, evitando o desperdício desnecessário de alimentos em bom estado e gerando lucro para os feirantes que participam da iniciativa, além de aumentar a movimentação no mercado.

Para falar da iniciativa, participam do UFPA Comunidade, o presidente da Enactus UFPA, Noel Orlet e umas das integrantes da equipe Fiero, Daniela Siqueira. Contamos ainda com Eucenir Xavier, uma das pessoas beneficiadas com o projeto.

Entre os objetivos do Fiero também está a valorização do mercado de São Brás como patrimônio regional e o reconhecimento da cultura local, principalmente em eventos que recebem turistas. “Quando eles ficam sabendo que é uma geleia de pimenta, pimenta de cheiro principalmente, eles querem saber como nasceu a ideia, quem faz aquilo, querem conhecer as pessoas de São Brás e visitar esse mercado enorme que já foi o segundo maior do estado”, conta Daniela.

Para Noel Orlet, a ação está entre as mais inovadoras do time Enactus UFPA. “O projeto Fiero é o nosso único projeto que traz esse trabalho mais forte com o lado de alimentos, transformando o descarte, o desperdício, em uma solução”, afirma.

Para melhorar a geração de renda, o projeto também oferece capacitações para os feirantes sobre o atendimento e a qualidade dos produtos ofertados. “Nós damos capacitações para eles de como manipular alimentos, como tratar melhor os clientes, assim nós damos meios para que eles possam vender mais e ter mais clientela”, pontua Daniela.

Para conhecer mais sobre o Fiero e esse trabalho em parceria com os feirantes de São Brás, não perca essa edição do UFPA Comunidade

Apresentação: Erlane Santos
Produção e roteiro: Thiago Vasconcellos
Gravação e montagem: João Nilo e Karla Guimarães
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Daniela Siqueira

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.

Compatilhe !

Id:6150