Idoso.com: envelhecendo conectado

Idoso.com é um projeto de extensão da UFPA que realiza ações de estimulo ao envelhecimento ativo por meio da inclusão digital de idosos.

O trabalho, idealizado pelo Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), realizado em 2016, ofereceu um curso com aulas e oficinas voltadas para a apresentação de ferramentas e recursos de informática e web, busca e compartilhamento de conteúdo na internet, além de redes sociais, trazendo benefícios nas áreas educacional, social e de saúde a partir da aquisição de novos conhecimentos.

De acordo com a coordenadora do projeto, Celina Magalhães, o projeto tinha como objetivo prover a valorização da dignidade do idoso enquanto cidadão e melhora da qualidade de vida. “A ideia principal era aproximar o idoso dessas ferramentas, não apenas das ferramentas do teclado, da digitação, mas também abrir o horizonte desse idoso para as outras formas como as buscas que ele pode fazer usando as ferramentas, passar um email ou instalar o WhatsApp e começar a ter uma proximidade maior com os seus outros contatos e com os demais alunos da turma”, afirmou.

A fisioterapeuta e colaboradora do projeto, Patrícia Carraro explica como os conhecimentos eram apresentados. “As temáticas foram variadas, foi alimentação, atividade física, independência, legislação do idoso, a gente estudou tudo isso com eles. Mas não a gente apresentando, eram eles que iam buscar as informações na internet. Eles trabalharam com blog, trabalharam com Facebook, com WhatsApp”.

A aposentada Vilane Carraro, que participou do curso, explica a importância do projeto “A gente abre os horizontes, conhece, viaja o mundo, estreita amizades. Porque quando a gente se aposenta fica assim meio solto, fazendo só aquelas coisas básicas e isso nos traz um novo mundo”

Id:533