Idoso Saudável

Envelhecer é sinônimo de inatividade? Para a maioria da população brasileira, ser idoso se resume a isso. No entanto, para a equipe do Idoso Saudável, da Faculdade de Enfermagem da UFPA, envelhecer tem outro significado.

Coordenado pela professora Daiane Fernandes, o projeto Idoso Saudável existe na universidade desde 2014 e tem como principal finalidade promover o envelhecimento ativo das pessoas, não apenas no caráter físico, mas também mental, espiritual, social e financeiro.

O Idoso Saudável já segue para a quinta edição e conta com bolsistas e voluntários que se dedicam a cuidar destas pessoas, frequentemente menosprezadas pela sociedade. Além disso, trabalha no empoderamento dos idosos sobre seus direitos e incentiva o envolvimento dos participantes do projeto com os idosos.

Juliana Ribeiro, estudante do sétimo semestre de Enfermagem e voluntária do projeto, relata que o trabalho possibilitou uma aproximação com a discussão sobre o papel dos enfermeiros na promoção da saúde na terceira idade. “Durante o terceiro semestre do curso, todos os acadêmicos têm esse contato com a atividade curricular de ‘Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Idoso’, que a professora Daiane ministra. E aí, durante as práticas acadêmicas, a gente tem contato direto com o projeto, porque além das consultas que são realizadas, os alunos atuam com práticas de atividades educativas e atendimento a esses idosos. Antes do terceiro semestre, eu não tinha nenhuma aproximação com a pessoa idosa. Depois do terceiro semestre, esse contato foi se estreitando”, explica Juliana.

Além do impacto na formação de novos profissionais sensíveis às demandas da população, a professora Daiane Fernandes ressalta que o projeto também permite a reflexão sobre a realidade desse público por meio da pesquisa e extensão. Ela comenta que políticas públicas importantes como o Estatuto do Idoso ainda são pouco conhecidas. “Nós estamos em 2018 e mesmo assim, quando nós trabalhamos com os idosos e perguntamos sobre o Estatuto, a maioria associa o Estatuto à gratuidade no ônibus”, lamenta.

Quer saber mais sobre as ações do projeto Idoso Saudável? Então, acompanhe esta edição do UFPA Comunidade!

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Giullia Moreira
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.

Compatilhe !

Id:3657