Mangueirão da Memória

Realizar um resgate digital e patrimonial do Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença. Esse é o objetivo do projeto de extensão Mangueirão da Memória, realizado pela Faculdade de Turismo da UFPA em colaboração com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL).

O projeto surgiu a partir do programa Centro de Visitação em Espaços de Interesse Turístico. De acordo com a professora Vânia Quadros, coordenadora do projeto, a intenção desde o início é criar um espaço onde todos os dados sobre o espaço possam ser organizados e expostos para visitação e contemplação.

“Nós queremos possibilitar que o Mangueirão tenha essas informações agrupadas em um local, mas que possa posteriormente ser tornado público para que as pessoas possam visitar sem que tenha um ônus muito alto pro estado. Então nós estamos pensando em transformar isso em uma exposição permanente”, explica Vânia.

Por meio da coleta de dados, relatos, imagens e objetos, o Mangueirão da Memória tem por finalidade construir um acervo digital para o Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença, conhecido popularmente no estado como “Mangueirão”.
Dessa maneira, a história do estádio está sendo reconstruída e relembrada para que a população paraense valorize e frequente o local como ponto de interesse turístico. Para divulgação dessas informações, a equipe criou um blog que disponibiliza registros históricos e relatos.

“O blog Mangueirão da Memória teve seu lançamento em outubro, mas antes disso ele passou por algumas etapas”, conta Alexandra Cardoso, bolsista do projeto. “Teve a criação da logomarca, que foi feita em votação com toda a equipe, e aí foram selecionadas algumas matérias, além das matérias antigas do blog que foram passadas pro novo blog.”

Hoje, o maior desafio da equipe responsável pelo acervo é agrupar documentos dispersos e receber ajuda da comunidade para a catalogação e organização dos fatos que acompanharam a história do estádio. Daí surge a importância da participação da sociedade para que o projeto funcione e traga benefícios para a população paraense através do reconhecimento e valorização do estádio.

Para saber mais sobre o projeto, as ações realizadas com crianças atendidas pelo programa Propaz e as visitas guiadas pelo Mangueirão, fique ligado no UFPA Comunidade.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Giullia Moreira
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 10h da manhã e 21h.
Horários alternativos: domingo, às 15h / terça-feira, às 15h.

Compatilhe !

Id:3175