Museu de Anatomia da UFPA

Museu de Anatomia

O corpo humano é grande e complexo. Tudo dentro dele tem um propósito. Desde o micro ao macro; das células aos ossos; cada um de nós possui DNAs que nos fazem únicos no mundo. Estudar o corpo humano é importante para entendermos seu funcionamento, aprender primeiros-socorros ou até mesmo para nos tornarmos futuros enfermeiros, fisioterapeutas e médicos. Pensando nisso, em 2006 o projeto do Museu de Anatomia da UFPA foi criado a fim de incentivar pessoas a explorarem e a se interessarem por esse universo do corpo humano.

Para falar mais sobre a iniciativa, o UFPA Comunidade recebeu a coordenadora do projeto, a professora Dra. Roseane Borner; o professor de Ciências da rede municipal de ensino, Fabrício Pereira; e também o estudante e monitor-bolsista do projeto, Lucival Seabra

O Museu de Anatomia faz parte do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará e conta com um acervo de peças anatômicas 3D, peças úmidas e recursos audiovisuais para facilitar o ensino-aprendizagem. O espaço é aberto ao público interno da universidade e ao externo, como escolas, institutos técnicos e outras faculdades.

“Como eu sou professor de ciências, a gente trabalha o corpo humano e ficar somente nos livros, desenhos e no quadro não supre uma necessidade, que ao meu ver, o museu pode nos proporcionar. O saldo é extremamente positivo, principalmente por conta do acesso da democratização dos espaços de ensino”, conta o professor Fabrício.

Ter um espaço em que a comunidade possa perceber a importância da anatomia humana na vida didática é uma das missões do projeto. “Os alunos, quando vão visitar o laboratório, eles ficam impressionados com as partes do corpo humano que lá estão disponíveis. A gente troca essas informações através de bancadas. Nas visitações, a gente aborda cinco sistemas do corpo humano e a gente tenta estimular e fascinar os alunos para estudar o assunto”, conta Lucival Seabra, estudante de medicina e monitor do museu.

Para agendar uma visita guiada ao Museu de Anatomia da UFPA, entre em contato pelo email:  museuvirtualufpa@gmail.com. Para conhecer ainda mais sobre esse espaço, não perca esta edição do UFPA Comunidade!

*Este programa sobre as ações do Museu de Anatomia da UFPA foi gravado no estúdio da Rádio Web UFPA antes do período da Pandemia de Covid-19 e da suspensão das atividades presenciais na Universidade. Além disso, ressaltamos que por causa de um problema técnico ocorrido durante o processo de edição, o áudio do programa, infelizmente, está em baixa qualidade. Por isso, pedimos desculpas aos nossos entrevistados e ouvintes.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Thiago Vasconcellos e Victor Lorran
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.

Compatilhe !

Id:7538