Parkinson Group

Parkinson Group é um projeto de extensão da UFPA que realiza tratamento terapêutico por meio da dança.

O trabalho, idealizado pelo Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA oferece atividades de reabilitação para pessoas diagnosticadas com o mal de Parkinson. Com uma equipe multidisciplinar, formada por neurologistas e alunos de diversos cursos, o projeto realiza avaliações clinicas e sessões de atividade física usando a dança como importante aliada, um diferencial em relação às terapias motoras tradicionais.

O Parkinson é uma doença do sistema nervoso central que afeta a capacidade do cérebro de controlar os movimentos do corpo. A disfunção geralmente começa com tremores em uma das mãos. Outros sintomas são movimentação lenta, rigidez e perda de equilíbrio.

Além das dificuldades motoras, pacientes com Parkinson podem desenvolver alterações neurológicas como depressão, ansiedade e baixa memória. Incurável, sem causa definida e de difícil diagnóstico a doença pode ser tratada com medicamentos e atividades terapêuticas que ajudam na integração física, emocional, cognitiva e social.

De acordo com a coordenadora do projeto Parkinson Group, Lane Viana, a dança contribui com resultados significativos no bem-estar dos pacientes. “Além de ser uma ferramenta motora, a dança também trata muito o lado social das pessoas com Parkinson, melhorando bastante o lado cognitivo, estimulando a memória, e, ainda, diminuindo os riscos de depressão. Isso porque a dança é uma arte envolvente, feita em grupo, uma prática muito prazerosa.”

Para conhecer mais o Projeto Parkinson Group, não perca o UFPA Comunidade. Além da coordenadora Lane Viana, participam do programa, a estudante Viviane Furtado, bolsista do projeto, e, ainda, o senhor Henrique Lemos, que tem 65 anos de idade e participa das atividades desde o início do projeto há um ano.

Id:524