Preamar Teatral

“Como trabalhar o professor e a criança juntos na escola?”. Essa foi uma das indagações que fomentou a criação do Projeto Preamar Teatral, tema do UFPA Comunidade. A proposta do projeto é oferecer uma metodologia problematizadora da realidade, instigando estudantes e professores das regiões das ilhas a chegarem ao conhecimento de forma democrática, envolvendo todos os membros presentes.

As ações realizadas privilegiam as metodologias teatrais que buscam promover uma reflexão crítica sobre aspectos como a formação de professores, a importância do diálogo entre universidades e escolas e o papel das Artes e do Teatro para a formação humana integral.

“Nós não somos os iluminados que chegaram para ensinar algo, mas sim chegamos para trocar, fazer essa troca. Tanto a gente com o projeto quanto a comunidade escolar, estamos prontos para ensinar e aprender”, afirmou Silvana Cruz, estudante de licenciatura em teatro e bolsista do Preamar Teatral.

O projeto começou em 2009, na ilha do Combu. Inês Ribeiro, professora da ETDUFPA e coordenadora do projeto, declara que ele ficou parado por um período devido a dificuldade de obter recursos para custear a ida até as ilhas e para adquirir material. Após conseguir financiamento, o projeto voltou a ativa e atualmente está presente na Unidade Pedagógica Nossa Senhora dos Navegantes.

O trabalho nas escolas ribeirinhas ocorre toda quarta-feira, durante o dia todo. A professora Inês explica que, antes do projeto ser implantado na escola, a metodologia foi explanada para as mães dos alunos, para os professores e para os demais funcionários. A ideia era promover o diálogo e adequar ao máximo a proposta do projeto à realidade daquela região, dos alunos e da escola como um todo.

“O Navegantes sempre é excluído em todos os aspectos em relação as demais ilhas”, afirmou Vânia Piedade, professora da Unidade Pedagógica Nossa Senhora dos Navegantes. Segundo ela, o projeto desperta curiosidade dos estudantes, que se envolvem nas ações ministradas e têm um carinho grande pela equipe que atua nas aulas semanais.

Para conhecer mais o Projeto Preamar Teatral, fique ligado no UFPA Comunidade.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção: Bruna Rocha
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.

Compatilhe !

Id:4180