Aplicativo de coleta seletiva AWA

Você já fez uma faxina em casa e se deparou com montes de papel que não servem mais? Garrafas de refrigerante e outras embalagens plásticas? Celulares e computadores que quebraram e você não sabe como descartar de uma forma adequada? Foi a partir desta necessidade que surgiu o projeto AWA.

Lançado em 21 de dezembro de 2018, o aplicativo de coleta seletiva desenvolvido no projeto é uma iniciativa do Grupo AWA em parceria com as cooperativas de catadores de lixo da grande Belém para realizar a coleta seletiva de uma forma eficiente e acessível à população.

“A gente viu que não tinha essa ligação entre as pessoas e as cooperativas”, relata Landara Mendes, estudante de Tecnologia e Produção Multimídia. Segundo ela, muitas pessoas têm interesse em destinar o seu lixo à reciclagem, mas não sabem onde existem esses pontos ou se o lixo terá o destino correto.

Para o professor John Fletcher, coordenador do projeto, “a grande mensagem que o aplicativo quer deixar para todos é a de que nós devemos ter uma preocupação realmente muito maior com aquilo que pode ser reciclado”. Ele comenta que nós descartamos muitos materiais no lixo diário que poderiam ser reutilizados. “A reciclagem é um bem que nós fazemos não somente para as futuras gerações, mas também para a nossa qualidade de vida agora” destaca o professor.

Para fazer a solicitação da coleta pelo aplicativo é necessária uma quantia mínima de lixo para que seja viável para os catadores. “Nós queríamos que fosse o mais rentável possível para as cooperativas”, pontua Landara.

O aplicativo, já disponível para aparelhos Android, pode ganhar uma versão para iOS em breve. Para saber mais sobre o Projeto AWA e o aplicativo de coleta seletiva, se ligue nesta edição do UFPA Comunidade.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Thiago Vasconcellos
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira / Karla Guimarães.
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.

UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.

Compatilhe !

Id:5697