Projeto União

O tema do UFPA Comunidade é o Projeto União: Formação de soldadores para adolescentes em vulnerabilidade social de comunidades da região do entorno da UFPA.

Para falar sobre o assunto recebemos o professor Alexandre Saldanha, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica e atual coordenador do projeto; José Luiz dos Santos Silva, beneficiado pelo projeto União; Felipe Ribeiro Teixeira, mestre em engenharia mecânica e ex-monitor do projeto; e o professor Carlos Mota, vice-diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, idealizador do projeto e coordenador da sua primeira versão.

O Projeto União teve sua primeira realização em 1999. Por volta de 1998 o professor Carlos Mota começou a idealizar o projeto, juntamente com outros dois professores da Faculdade de Engenharia Mecânica. “Nós três nos reunimos e começamos a “viajar” em um projeto dessa natureza, haja vista que nós temos na engenharia mecânica o laboratório de soldagem, com diversos equipamentos, e nós poderíamos utilizar os alunos de graduação como bolsistas”, lembra o vice-diretor.

A ideia para a iniciativa surgiu por conta da carência de formação profissional dos jovens que viviam no entorno da universidade. A comunidade Riacho Doce foi o primeiro alvo da ação do projeto. “Nós tínhamos o laboratório de soldagem em fase embrionária, ele ainda estava ‘nascendo’, mas já com uma grande vocação para a extensão universitária, principalmente para atender essa comunidade em situação de risco social e pessoal”, afirma o professor Carlos Mota.

De acordo com o professor Alexandre Saldanha, todas as edições do projeto tem particularidades e algumas diferenças. Esse ano, ao invés de atender a comunidade do entorno da UFPA, o projeto foi feito em parceria com a República do Emaús – onde ocorreu o processo de seleção para os beneficiados pelo projeto. “A nossa parte é ministrar o curso de formação de soldadores, onde esses jovens depois são direcionados para a indústria. O objetivo principal é a formação de soldador industrial”, declara o coordenador.

Para conhecer mais sobre a trajetória, os resultados e as metas do projeto União, não perca esta edição do UFPA Comunidade.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Bruna Rocha
Gravação e montagem: João Nilo e Lauro Feio
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.

Compatilhe !

Id:5272