Smart Home – Casa Inteligente

“O conhecimento veio e chegou para ficar, graças a esse projeto na escola.”

“Ensinou muito pra gente: programação, eficiência energética, economia de água… Agora a gente presta mais atenção nessas pequenas coisas que fazem toda a diferença na preservação do planeta.”

Os depoimentos são das estudantes Juliana Duarte e Paola Silva. Elas fazem o ensino médio na Escola Estadual Regina Coeli, no bairro PAAR, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

As duas participam do projeto “Smart Home: Casa inteligente, visando a eficiência energética”. O trabalho que usa o protótipo de uma casa conectado ao celular envia avisos quando o uso de água ou energia está excessivo, permitindo o controle através desses dispositivos.

O trabalho é fruto de uma parceria entre o programa de extensão Laboratório de Engenhocas da UFPA e o Comitê Cientifico da Escola Regina Coeli. Além de diminuir o gasto de energia elétrica e água, o objetivo é criar um pensamento crítico em relação à preservação do meio ambiente. Assim, no projeto o usuário pode ligar e desligar os componentes eletrônicos da casa onde o sistema for instalado por meio do celular, via Bluetooth.

Além disso, o aplicativo, por meio de um sensor de umidade, sabe o momento certo de regar as plantas de casa e também capta energia solar e água da chuva. A experiência também ajuda a entender um pouco mais sobre a eficiência energética utilizando fontes renováveis como a energia solar.

“O trabalho também tem um papel social de tirar o aluno da ociosidade no período em que ele não está estudando e ainda despertar a questão da autogestão porque eles aprendem a se organizar, porque eles têm prazo”, conta o coordenador do Laboratório de Engenhocas, Wellington Fonseca.

Para conhecer mais o Projeto Smart Home: Casa inteligente, visando a eficiência energética, não perca o UFPA Comunidade. Além do coordenador Wellington Fonseca e das estudantes Juliana Santos Duarte e Paola da Silva Palheta, participam do programa, Saulo Leite, aluno do curso de Engenharia da Computação da UFPA e bolsista do projeto, e, ainda, o professor Jefferson Brito da Escola Estadual Regina Coeli.

Id:528