Democracia na Era Digital

A internet se tornou um espaço importante de posicionamento político, ativismo e informação. Em ano de eleições no Brasil, o UFPA Debate discute o tema Democracia na Era Digital, com a participação do professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Edir Veiga; da professora Danila Cal, do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia; e do publicitário e doutorando em Ciência Política, Jefferson Galvão.

A internet foi criada inicialmente com objetivos militares durante a Guerra Fria. Contudo, seu uso no mundo contemporâneo é bastante diferente. Com o “boom da internet”, o acesso aos conteúdos veiculados online foi se tornando mais constante e este meio ainda mais importante.

Atualmente, mais de 63% dos domicílios brasileiros tem acesso à internet. Ela tornou-se um cenário importante para a consolidação de diversos tipos de comportamentos e padrões. Dentre esses aspectos afetados diretamente pela internet e o espaço digital estão a democracia e a tomada de decisões políticas de um país.

O professor Edir Veiga declara que a estrutura da participação política mudou muito com o advento da internet. Segundo ele, nos últimos 12 anos a internet vem assumindo um papel central nesta sociedade do conhecimento e midiática.

Com as redes sociais e a internet como um todo alcançando público cada vez maior, entram em pauta assuntos que antes eram pouco visibilizados. Esse engajamento, de acordo com a professora Danila Cal, ampliou de forma exponencial o potencial de visibilidade de temas e questões sociais. Essas questões, quando ganham relevância nas redes, não ficam restritas a esse ambiente e são impulsionadas a outros ambientes e outras mídias de maior penetração. Atualmente, pode-se notar a televisão e o rádio pautando assuntos que surgiram em redes sociais.

Além disso, contra as crenças de que as novas mídias “esvaziariam” as mídias tradicionais e a esfera pública, Jefferson Galvão, observa que a internet oportuniza a mobilização de grandes massas para eventos políticos, ocasionando grandes manifestações presenciais articuladas online.

Esses são alguns dos pontos tratados neste programa, que aborda também as Fake News, a participação política na internet e o marketing político na internet. Para saber mais, confira o UFPA Debate sobre a Democracia na Era Digital.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Leonardo Rodrigues
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Debate vai ao ar segunda-feira, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quarta-feira, às 19h; e sábado, às 11h.

Compatilhe !

Id:4083