Base Nacional Comum Curricular

A implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o tema desta edição do UFPA Ensino. Participam do programa, Josenilda Maués, professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica da UFPA; e a Coordenadora Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (SINTEPP), professora Nazaré Araújo.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que apresenta o conteúdo que o aluno deverá aprender na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Desde 2014, especialistas em educação e a sociedade civil se reúnem para construir o projeto que foi homologado pelo Ministério da Educação e está em fase de implantação em todo o Brasil.

De acordo com a professora Josenilda Maués, é necessário diferenciar a BNCC do currículo, que é um projeto pedagógico que prevê uma trajetória de formação do aluno. Dessa forma, deve ser pensado de acordo com o contexto onde ele se coloca e ter em vista o sujeito que se quer formar, a partir de um processo de escolarização.

Para Josenilda, a Base Nacional Comum Curricular busca a padronização curricular. “São definidas, de forma centralizada, um conjunto de áreas do conhecimento e objetivos de aprendizagem, que devem ser praticados em território nacional”.

Já a professora Nazaré Araújo critica a falta de diálogo no estabelecimento das competências e habilidades, além dos objetivos da educação. “Nós temos a definição de competência que diverge de um ser humano pro outro. E quando a Base discute a competência e essa habilidade, ela não discute com a comunidade escolar. Essa é a questão: que currículo temos e que currículo queremos pra esse novo homem?”

Ao longo do programa, as convidadas tratam de outros aspectos da BNCC que dividem opiniões, como a retirada da abordagem sobre questões sobre gênero e sexualidade. Fique por dentro dessas e outras discussões em torno da criação de uma Base Nacional Comum Curricular no programa UFPA Ensino.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Erlane Santos
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Foto: Cristino Martins /  Agência Pará

O UFPA Ensino vai ao ar às quartas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Sexta, às 19h, e sábado, às 21h.

Compatilhe !

Id:3543