Educação especial para pessoas com altas habilidades

Um aluno muito inteligente e com um desempenho escolar admirável, um gênio. Esta é geralmente a imagem que vem à cabeça quando falamos em altas habilidades ou superdotação. No entanto, esses estudantes podem apresentar características diversas, incluindo até mesmo o baixo desempenho escolar.

Para falar sobre identificação, diagnóstico e estratégias que visem melhorar o atendimento a estudantes superdotados, esta edição do UFPA Ensino traz o tema “Educação especial para pessoas com altas habilidades”.

Participam do programa a psicóloga Rosilene Prado, da coordenadoria de acessibilidade da UFPA, além da pedagoga Silvia Oliveira, do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotacão do Estado do Pará (NAAHS).

Entre as questões abordadas está a flexibilização do ensino. Para a pedagoga Sílvia Oliveira, a aceleração é uma forma de flexibilização. E não consiste em apenas avançar as séries, mas também inserir o estudante em outros cursos mesmo acima do nível de ensino do aluno. “Nós já tivemos, no NAHHS, o caso de uma aluna do ensino fundamental que cursou 6 meses do curso de design da UEPA”, relata a professora.

A professora Rosilene Prado destaca os esforços da Coordenadoria de Acessibilidade da UFPA no contexto da inserção dos alunos com altas habilidades: “a gente vem discutindo no núcleo [de acessibilidade], elaborando um documento para ser encaminhado à Proeg e ao CIAC sobre a importância desse sistema ser aberto para que ele [aluno com altas habilidades] possa ter acesso a disciplinas de outros cursos”.

A discussão inclui, ainda, aspectos como as particularidades da legislação brasileira sobre educação especial e inclusiva e os desafios para a formação de professores para essa especialidade.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Erlane Santos
Gravação e Montagem: João Nilo e Éder Monteiro

O UFPA Ensino vai ao ar todas as quartas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 19h. / Sábado, às 21h.

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