Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento

A complexidade do cérebro desperta atenção de pesquisadores de diversas áreas no mundo inteiro. O interesse pela Neurociência, ciência responsável pelo estudo do cérebro e do sistema nervoso, uniu professores e estudantes na Universidade Federal do Pará. Esta parceria resultou na criação da Liga Acadêmicas de Neurociência e Comportamento da UFPA (LANEC), em 2017, que hoje congrega estudantes de diversos cursos como Biomedicina, Letras e Nutrição.

Nesta edição do UFPA Ensino, recebemos o presidente e fundador da Liga Matheus Silva, o diretor da LANEC e membro do comitê organizador da Olimpíada Paraense de Neurociência, Sávio Bastos, e o professor coordenador da Liga, Doutor Anderson Herculano Silva.

No programa, o professor Anderson Herculano destaca a evolução da neurociência no estado do Pará, por meio do trabalho desenvolvido por três professores Luiz Carlos Lima Silveira, José Luiz Martins do Nascimento e Cristovam Picanço Diniz. O professor ressalta ainda que a criação da Liga representa a evolução de um processo e o crescimento da neurociência no Pará. Outro benefício apontado pelo professor é que “a liga acadêmica favorece o ambiente que vai possibilitar o ingresso do aluno na pós-graduação”. O professor Anderson, presidente da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNEC), também apresenta um panorama da Neurociência no Brasil e das atividades desenvolvidas nas 5 regiões.

Para o presidente da LANEC e estudante de biomedicina, Matheus Silva, “a Liga surgiu da necessidade de divulgar a neurociência”. Quando estava no Ensino Médio, o acadêmico de biomedicina teve o primeiro contato com o tema e com vários pesquisadores da área. Por isso, quando entrou na Universidade já sabia o que queria. Junto com outros colegas e apoio de professores, criou a LANEC, ainda no segundo semestre do curso de biomedicina. A partir daí os estudantes têm organizado eventos e encontros a respeito do tema.

Uma das atividades de divulgação desenvolvidas pela LANEC foi a primeira Olimpíada Paraense de Neurociência (OPNEURO) para alunos do Ensino Médio, etapa classificatória para a Olimpíada Nacional de Neurociência. Membro do comitê organizador e graduando de biomedicina, Sávio Bastos afirma que os próprios universitários da Liga foram até as escolas, principalmente as públicas, para apresentar e convidar os alunos a participar da OPNEURO. “A gente viu a realidade de muita gente que não tinha noção do que era a ciência e do que era a neurociência também. E a gente teve a oportunidade de chamar muitas pessoas que até nós entrarmos nas escolas não conheciam, muito menos tinham pisado na UFPA, para levá-las para este ambiente acadêmico. Foi uma experiência de extensão muito gratificante”.

Ouça o programa e conheça outras atividades realizadas pela LANEC como a semana do cérebro e os encontros que já discutiram temas como depressão, esquizofrenia e drogas. Saiba também como participar e quais as possibilidades de pesquisa para quem deseja investir na área conferindo a fanpage da LIga e acompanhando esta edição do UFPA Ensino.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Erlane Santos
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O UFPA Ensino vai ao ar às quartas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Sexta-feira, às 19h, e sábado, às 21h.

Compatilhe !

Id:3874