MadTech

O UFPA Ensino fala sobre a MadTech, uma startup que está entre as finalistas do Desafio de Inovação sobre Plástico Marinho 2017, que acontecerá este ano, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O Desafio é um evento internacional, realizado pela Organização das Nações Unidas Meio Ambiente em parceria com a Think Beyond Plastic.

Para falar mais sobre a MadTech e os projetos desenvolvidos pela startup, recebemos dois participantes da iniciativa no estúdio da Rádio Web UFPA Melquisedec Negrão, aluno do curso de Engenharia de Bioprocessos; e Renan Brandão, mestrando do Programa de Pós-graduação em Economia.

A MadTech é uma startup que trabalha no desenvolvimento da Madeira Ecológica, que é desenvolvida a partir da utilização dos resíduos agroindustriais, como os caroços de açaí. Além disso, o projeto visa a utilização de rejeitos descartados nos rios da região. Com isso, a ideia é trabalhar com a questão ambiental, buscando reduzir os números do desmatamento e evitar a poluição plástica e orgânica dos rios, mares e nas cidades.

O trabalho com madeira ecológica surgiu quando o grupo participou do Desafio Universitário Inove+, promovido no final de 2017 pela Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), sendo o projeto vencedor na categoria Negócios de Impacto. Para Melquisedec, a MadTech “venceu por apresentar grande impacto tanto social, quanto ambiental”, afirma.

Desde então, algumas adaptações vem sendo aplicadas ao trabalho para concorrer ao Desafio de Inovação sobre Plástico Marinho, com o nome Oceanic Forest. “O novo projeto trata da recolha dos resíduos plásticos de rios e riachos da nossa região, evitando que eles cheguem ao mar e o contamine ainda mais”, explica Melquisidec Negrão. Além da dimensão ambiental, os estudantes observam o potencial de a Madtech impactar no desenvolvimento social. “O objetivo do projeto é que os catadores recolham o material dos rios para aumentar sua renda e produtividade e nós o adquirirmos deles”, defende Melquisedec.

Além de falar sobre a criação da startup MadTech, os convidados comentam sobre a importância do Desafio Inove+ para o amadurecimento da equipe e a importância das discussões sobre empreendedorismo, criatividade e inovação e tecnologia nas universidades.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Ryan Graves
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O UFPA Ensino vai ao ar às quartas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Sexta-feira, às 19h, e sábado, às 21h.

Compatilhe !

Id:3654