Matematicando

Aliando tecnologia ao ensino da Matemática, uma equipe de professores e um engenheiro paraenses criaram o aplicativo Matematicando que tem como objetivo tornar o aprendizado da matemática mais atraente e divertido para crianças e adolescentes por meio de jogos lúdicos na internet.

A iniciativa foi criada por Walter Júnior, engenheiro especialista em gestão da tecnologia da informação e mestrando em computação aplicada, que a partir da experiencia pessoal de um amigo, idealizou o aplicativo. “O projeto nasceu da experiência de um pai que não conseguia ver aquela situação onde o filho não conseguia aprender as operações básicas de matemática, e a partir dessa experiência fomos evoluindo junto com a equipe formada por profissionais de alta capacidade desenvolvendo o trabalho com essa perspectiva de fazer com que essa experiência seja replicada para outros alunos. Pois nós percebemos que a situação da matemática no Brasil é algo que precisa ser mudado”, conta Walter Junior.

Além de ser disponibilizado gratuitamente na internet a equipe criadora do jogo educativo leva até as escolas do interior do Estado uma formação específica para professores e gestores de ensino para que possam aprender a manusear o aplicativo e utilizá-lo em sala de aula. Com essa didática, até eles, os próprios professores se sentem mais animados em ensinar a disciplina.

Para o professor de educação matemática e integrante da equipe do Matematicando Oswando Santos, a figura do professor é a peça fundamental para que o ensino da matemática volte a ser atraente para os alunos e que os baixos índices de aprendizagem desta disciplina aumente significativamente.

“Nós estamos apostando que o o que falta é o professor se apaixonar pelo projeto e se sentir parte dele. Temos que convencê-lo de que o projeto é bom, de que funciona. […] Então eu preciso fazer com ele se sinta parte do projeto, parte da ideia e elaborador dela. E que ele se sinta consciente de que ele vai fazer o projeto funcionar. Porque sem ele não vai funcionar. Essa é a verdade!”

Comenta o professor Oswando.

O aplicativo Matematicando está disponível no Google Play e é compatível para smartphones, tablets e computadores.

 

Compatilhe !

Id:265