Museus Educativos

Mais do que opções de lazer, museus são espaços de aprendizagem científica, artística, social e cultural, além de instituições de produção de conhecimento. Por isso, o UFPA Ensino, desta semana, convida para um divertido passeio pelos Museus Educativos.

A técnica da Fundação Cultural de Belém, Janice Lima, e a colaboradora do Museu Interativo de Física da UFPA e pós-graduanda do Instituto de Educação Matemática e Científica, Jocasta Caldas, são as nossas convidadas nessa viagem pela história e a importância educacional dos espaços museológicos.

Jocasta Caldas ressalta o processo de evolução dos museus para a sociedade. “A gente percorre várias gerações, vários tipos de museus ao longo dos anos. Começa com um museu que é um santuário de objetos tangíveis e intocáveis. No segundo momento, o espaço tende a servir a revolução industrial de forma a gerar uma sociedade mais tecnicista. E a terceira geração aproxima o museu desse papel educativo. Nesta fase, o museu mais do que expor objetos, passar a expor ideias ”.

Janice Lima destaca os esforços realizados em Belém para aproximar a população dos museus da cidade. “Em 1998, quando nós estávamos ainda criando o Sistema Integrado de Museus do Estado, nós criamos um programa chamado Interação Museu – Escola, nós fizemos uma parceria com a Seduc e nesse projeto nós conseguimos que os professores passassem uma semana nos museus, conhecendo os acervos, as possibilidades pedagógicas dos museus”.

Quer entender melhor a importância de incluir visitas a museus na sua programação de diversão e entretenimento? Então não deixe de ouvir esta edição do UFPA Ensino. E bom passeio!

 

Compatilhe !

Id:2374