Vozes Femininas: amor, saúde, trabalho, desafios

A Rádio Web UFPA reprisa um especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Intitulado Vozes Femininas, o programa apresenta uma série de reportagens sobre os principais assuntos que norteiam o universo das mulheres. Entre os temas abordados, estão a ascensão na política e no mercado de trabalho, os avanços e entraves da lei Maria da Penha, além de reportagens sobre moda, saúde e bem estar.

O objetivo do programa é prestar uma homenagem, principalmente, às mulheres amazônidas. E para isso, o especial ouviu algumas representações importante na sociedade, como a vereadora Marinor Brito, a indígena Rosane Fernandes e a liderança ribeirinha Edna Costa. Todas relatam as lutas, conquistas e particularidades de ser mulher na Amazônia.

Entre as mulheres cientistas, o programa ouviu Maria Luzia Álvares, doutora em Ciência Política, coordenadora e fundadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero (GEPEM). Inclusive o grupo é tema de reportagem específica no Vozes Femininas.

Outra pesquisadora ouvida e homenageada no programa foi a Dra. Gilberta Bensabath, que faleceu no ano de 2020, aos 95 anos de idade, em decorrência da COVID-19. A pesquisadora que trabalhou no Instituto Evandro Chagas, desde 1960, deixou um legado inestimável para a ciência brasileira e mundial, na área da saúde. No programa, a cientista ressalta um pouco do seu amor e dedicação à pesquisa na Amazônia.

Além disso, o programa apresenta uma entrevista com a ginecologista e obstetra Neila Dahas. Referência em saúde feminina, a médica destaca a importância dos cuidados com a alimentação e a prática de atividades físicas para uma vida mais saudável diante dos desafios e corre-corre que as mulheres enfrentam no dia-a-dia. Tudo isso e muito mais vc confere no programa que aborda ainda a luta feminista ao longo da história, a violência doméstica, o empreendedorismo, a vaidade e a beleza feminina.

O especial Vozes Femininas está sendo exibido excepcionalmente nos horários do programa UFPA Ensino nos seguintes dias e horários:
Quarta-feira, 10h
Sexta, 19h
Domingo, 12h

Compatilhe !

Id:7901