50 anos do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP)

Nesta edição do UFPA Entrevista confira uma conversa sobre os 50 anos do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), uma pastoral social que atua junto a pescadores e pescadoras artesanais de onze estados brasileiros para enfrentar as injustiças que afetam esses povos e promover a defesa de seus direitos ambientais, territoriais, sociais e culturais.

Para discutir essa trajetória da CPP, recebemos o Agente da CPP no Ceará, Francisco Nonato; Josemar Durães, da Comunidade Pesqueira da Ilha da Marambaia, no município de Pirapora em Minas Gerais; e recebemos também Eliete Paraguaçu, da Comunidade Pesqueira da Ilha de Maré na Bahia.

Na entrevista, os convidados contam um pouco da história e das influencias religiosas da CPP, “nossa inspiração ela é e nasce na teologia da libertação, e também nas experiências da igreja católica, nas experiências das pastorais sociais do campo, nas diversas pastorais sociais”, comenta Francisco Nonato.

Uma das pautas de destaque da CPP é a defesa do Rio São Francisco, com ênfase na discussão pela sua revitalização, no combate aos projetos previstos e implantados, e nas consequências sofridas no ambiente e comunidades dependentes do rio, de acordo com Francisco. “A gente tem ameaça das águas em Minas Gerais, por conta também da questão minerária, e o derramamento de metais, em 2004 em Três marias, depois no Rio Doce, e agora no Paraopebas, a gente vê ameaça de acabar com a forma do São Francisco e com a gente que tá lá também vivendo desse modo de vida diferente”.

É discutido também a importância de se fundar uma articulação dentro do movimento específica para as mulheres. Segundo Eliete Paraguaçu, esta necessidade está ligada principalmente à falta de visibilidade dentro do grupo, apesar do trabalho de liderança de muitas mulheres. Além disso, saiba mais sobre as reinvindicações e conquistas apresentadas no encontro realizado no mês de maio no campus da UFPA, em Belém, com o tema: “CPP 50 anos: Celebrar a resistência, profetizar a esperança”.

Para saber mais sobre as pautas e os 50 anos do Conselho Pastoral dos Pescadores, não perca esta edição do UFPA Entrevista.

Apresentação e roteiro: Erlane Santos
Gravação e montagem: João Nilo e Karla Guimarães
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Thomas Bauer / CPP

O UFPA Entrevista vai ao ar todas as segundas-feiras e quartas-feiras, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.

Compatilhe !

Id:6188