Ciência na Ilha 2020

Nesta edição o UFPA Entrevista fala do Ciência na Ilha 2020. Para falar sobre, o convidado é coordenador do projeto, professor Jesus Brabo.

O projeto Ciência na Ilha é organizado pelo Clube de Ciências do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA. Com o objetivo de trocar saberes entre pesquisadores, professores e alunos da universidade com membros das comunidades ribeirinhas, o projeto teve que se reinventar esse ano por conta da pandemia do covid-19 e ocorrerá virtualmente pela primeira vez.

Além dos trabalhos locais, essa edição também aceitará trabalhos de outras regiões do Brasil que estejam dentro do tema e que manifestarem interesse em participar. O evento que ocorria em dois dias de apresentações e oficinas na comunidade ribeirinha selecionada, ocorrerá por meio de vídeos produzidos pelos participantes que serão apresentados a partir do dia 04 de dezembro.

O professor fala ainda sobre as dificuldades dessa edição por conta de questões como a falta de aparatos tecnológicos e internet de qualidade para a produção dos vídeos, dilemas que devem ser cobrados e solucionados pelo poder público.

A importância da ciência, reforçando como ela é fundamental para a nossa sociedade e como deve ser introduzida no ensino desde a juventude é outro aspecto destacado na entrevista. “O projeto Ciência na Ilha faz parte de um clube de ações que visa, além de estimular iniciação científica infanto-juvenil, promover a formação de professores de ciências mais preparados pro século XXI, onde os estudantes realmente precisam saber o valor da ciência e se alfabetizar cientificamente”, diz o pesquisador.

Ao longo do programa, o professor Jesus Brabo também conta um pouco sobre o Clube de Ciências, que tem a missão em organizar eventos como o Ciência na Ilha e outros de iniciação e divulgação científica, reunindo professores em formação de diversas licenciaturas, tanto da UFPA como de outras universidades, além de alunos da educação básica.

Para saber mais sobre o Ciência da Ilha 2020 acesse o site: ciencianailha.wordpress.com e não perca esta edição do UFPA Entrevista!

Compatilhe !

Id:7767