Espaço ITEC Cidadão

Nesta edição do UFPA Entrevista conheça o projeto Espaço ITEC Cidadão, apelidado carinhosamente pela comunidade acadêmica de Bosquinho. Ele abriga no Campus do Guamá da Universidade Federal do Pará os bosques Camilo Viana e Benito Calzavara. Para falar sobre as ações realizadas e das novidades previstas com a reforma do espaço, recebemos em nosso estúdio a coordenadora do projeto, Gina Calzavara.

O Espaço ITEC Cidadão surgiu em março de 2011, a partir de um convite do então reitor da Universidade, professor Carlos Maneschy, que sentia a necessidade de dar uma finalidade aos bosques. Com um projeto voltado para as engenharias e arquitetura, esse trabalho é uma contribuição do Instituto de Tecnologia para uma universidade solidária e sustentável. “O objetivo seria também conectar a comunidade universitária com as áreas verdes”, nos conta Gina.

Ela ainda nos fala sobre um pouso sobre os homenageados que dão nome aos bosques. Camilo Viana era médico e ambientalista, que segundo Gina, era um apaixonado pela natureza. Já Benito Calzavara era engenheiro agrônomo, parceiro da Universidade que era sempre convidado por Camilo Viana para que viesse fazer parte dos trotes ecológicos que aconteciam no campus. Para Gina, ambos deixaram um legado de comprometimento com as instituições públicas

A iniciativa visa a valorização dos espaços de convivência no campus e abriga diversas atividades como aulas, oficinas, jogos, entre outras atividades. Conheça mais sobre o Espaço ITEC Cidadão e o projeto de reforma realizado atualmente que visa garantir melhorias de acessibilidade aos bosques acompanhando esta edição do UFPA Entrevista.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Bruna Ribeiro
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Graziela Ferreira

O UFPA Entrevista vai ao ar todas as segundas-feiras e quartas-feiras, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.

Compatilhe !

Id:5213