A Matemática no Brasil

Nesta edição do UFPA Entrevista o tema é “A Matemática no Brasil”. Você confere o bate-papo com o Diretor Geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana. Ele esteve em Belém para participar do III Encontro de Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

No programa, Marcelo Viana destaca as ações e estratégias adotadas pelo IMPA para divulgar a matemática e desmitificar a visão de que a matemática é apenas para gênios. Uma delas é o Biênio da Matemática (2017-2018), homologado pelo Congresso Nacional por meio da Lei 13.358/2016. O Biênio está promovendo nestes dois anos ações que dão visibilidade à matemática, incluindo a organização de grandes eventos internacionais no país.

Estes eventos, a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos, devem deixar um legado importante para o Brasil. “O objetivo é mudar essa imagem que a matemática tem perante a sociedade e apresentá-la como aquilo que ela é, uma fonte de desenvolvimento, um instrumento de realização pessoal e nacional e também uma fonte de diversão, de prazer, de entretenimento”, afirma.

Outro assunto abordado pelo entrevistado é o futuro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Com os cortes no orçamento da ciência, a Olimpíada corre o risco de não ser realizada. Na última edição da OBMEP, em 2017, participaram 18 milhões de estudantes de 53 mil escolas em todo o Brasil. Marcelo também fala sobre o impacto do PROFMAT no ensino da matemática em todo o país, especialmente no Pará. Ele destaca o alcance e a aproximação entre a Universidade e as escolas como um importante diferencial em relação a outros programas de mestrado.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Erlane Santos
Gravação e montagem: João Nilo e Éder Monteiro

O UFPA Entrevista vai ao ar toda segunda-feira, às 15h.
Horários Alternativos: terça-feira, às 19h; quarta-feira, às 15h; quinta-feira, às 19h.

Compatilhe !

Id:3042