A divulgação científica no Brasil

O programa UFPA entrevista desta semana traz para discussão o tema “Os desafios da divulgação científica no Brasil”.

A convidada é a professora-doutora Graça Caldas, pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Ela esteve em Belém para ministrar a aula magna do Programa Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (FIPAM), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), que na vigéssima oitava edição aborda A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NA AMAZÔNIA. 

No UFPA Entrevista, Graça Caldas ressalta que o papel do jornalismo científico vai além da divulgação do conhecimento em si. O objetivo é desmistificar a ciência e aproximar a sociedade da comunidade científica.

Para a pesquisadora, é fundamental que a sociedade perceba que a ciência está no dia-a-dia e faz parte da cultura. Por isso, é importante que a população possa se apoderar e se apropriar desse conhecimento para ter uma visão crítica e realista da ciência.

Sobre o papel do jornalista no processo da divulgação científica, Graças Caldas afirma que deve prevalecer uma parceria com os pesquisadores”, pois interessa aos profissionais da comunicação que aquele conhecimento seja transmitido de maneira correta, e interessa ao pesquisador que o conhecimento seja divulgado. Então, o jornalista ajuda a aproximar a ciência da população.

Ainda, segundo a professora, a internet é um veículo que impulsiona a divulgação do conhecimento cientifico. Blogs e redes sociais são uma nova forma de trabalhar a temática, quando o profissional não encontra espaço nas mídias tradicionais.

Para Graça Caldas, também é importante incentivar a criação de novas formas de socialização do conhecimento, como rádios comunitárias e rádios escolares, para que a divulgação científica seja estimulada em vários âmbitos sociais.

Para conhecer mais sobre a divulgação científica, sua importância para a população e para a comunidade acadêmica, não perca esta edição do UFPA entrevista.

Apresentação e roteiro: Elissandra Batista

Produção: Bruna Rocha

Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

Compatilhe !

Id:2419