PROEG – Pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Tavares da Costa

Em mais um programa da série sobre as pró-reitorias da Universidade Federal do Pará, o UFPA Entrevista dessa semana traz como convidado o professor doutor Edmar Tavares da Costa, Pró-Reitor de Ensino de Graduação.

Componente tríade básica de qualquer Universidade junto com a pesquisa e a extensão, o ensino cuida do percurso acadêmico de alunas e alunos em cursos de graduação. Na entrevista, o professor destaca que uma das maiores metas da gestão é com a melhoria do ensino de graduação. Uma das ações tem como base a criação de um edital denominado LABINFRA que irá destinar recursos para equipar os laboratórios de ensino, com a compra de equipamentos e reformas. A verba destinada pelo edital é de R$ 2 milhões.O pró-reitor Edmar Costa também trata da atuação da Proeg junto ao Núcleo de Inclusão Social, que tem como propósito a democratização do ambiente universitário. Ele chama atenção para mudanças previstas para o Processo Seletivo para indígenas e quilombolas a partir de 2017, atendendo a demandas apontadas por lideranças dessas populações.Além disso, o professor ainda conta das dificuldades de manter o Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), na atual conjuntura política e econômica brasileira visto que ainda não há posicionamento do governo Michel Temer sobre a manutenção do programa que era mantido com recursos federais.

“Não se pode negar o caráter democrático, o caráter amplo que o Parfor tem em atender e informar uma parcela da população que não tinha acesso ao ensino superior. ”

Compatilhe !

Id:414