Sexualidades e Relações Amorosas

Sexualidades e Relações Amorosas são o tema do UFPA Entrevista. Para tratar sobre o assunto e explicar as suas pesquisas, a Rádio Web UFPA recebe a professora Telma Amaral.

Com o doutorado discutindo o amor e as relações amorosas, a professora é uma das integrantes do Grupo de Pesquisa Eneida de Moraes (GEPEM), que há mais de 20 anos desenvolve pesquisas sobre as relações de gênero existentes na sociedade.

Durante o programa, a pesquisadora apresenta os resultados da tese que tratou dos discursos sobre o amor na contemporaneidade. “O amor é uma palavra de caráter bem ampliado, eu delimitei: vou falar de amor no contexto das relações amorosas e vou falar de parcerias amorosas. Eu nem quis chamar de casais porque eu acho que já tinha falado de casamento e a ideia de casamento tem toda uma construção social em volta dela, que é casar no cartório ou casamento religioso, e eu não queria falar nesse aspecto. Eu queria falar de parcerias amorosas. Como é que as pessoas estabelecem parcerias em torno do amor e como essas parcerias se mantém, ou não”, explica.

Na pesquisa realizada com indivíduos heterossexuais e homossexuais, Telma Amaral destaca que sobressaíram as concepções que valorizam os aspectos do companheirismo, do respeito e do carinho. Atualmente, a pesquisadora desenvolve um projeto em que trata das parcerias amorosas homossexuais vividas por algumas personalidades do século XIX, como Gertrude Stein (1874-1946) e Alice Babbete Toklas (1877-1967) e Oscar Wilde (1854-1900) e Alfred Douglas (1870-1945).

Para saber mais sobre essas pesquisas, os pontos em comum e as peculiaridades das relações amorosas a partir das diversas sexualidades, além da atuação do Gepem não perca este UFPA Entrevista.

Apresentação: Fabrício Queiroz

Produção e roteiro: Helando Fragoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira e Karla Guimarães
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

 

O UFPA Entrevista vai ao ar todas as segundas-feiras e quartas-feiras, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.

Compatilhe !

Id:5818