Trabalho Escravo Contemporâneo

O dia 1º de maio é Dia do Trabalho, uma data dedicada à conscientização e atos de reivindicação em busca de melhores condições para todos os trabalhadores. Mesmo com os inúmeros avanços alcançados nessa área, ainda hoje há trabalhadores que tem sua mão de obra explorada em situações que desrespeitam a dignidade humana.

O “Trabalho Escravo Contemporâneo” é o tema do UFPA Entrevista desta semana. No programa, recebemos a professora da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA, Valena Jacob, que trata da caracterização desse tipo de crime seja em ambientes urbanos ou rurais e da carência de ações de fiscalização para enfrentar essas irregularidades.

A professora também aborda a importância do envolvimento e reflexão da sociedade em torno desta discussão por meio, por exemplo, do acompanhamento da chamada “lista suja do trabalho escravo”, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que apresenta o cadastro de empregadores condenados em instâncias administrativas por submeter pessoas a condições análogas à escravidão. Além disso, Valena Jacob comenta os projetos desenvolvidos pela Clínica de Direitos Humanos da Amazônia e pelo Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo em torno do tema.

Programa de número: 449