Cinemática

Responsável pelo estudo do movimento, sem relacionar causas e efeitos, a Cinemática é um ramo da Física que se encarrega de entender a posição de um corpo, descrever sua velocidade, aceleração e tempo.

Para explicar esses conceitos recorrentes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), esta edição do UFPA na Madrugada recebe professor Bruno Ricardo.

No programa, ele destaca que o Movimento, um conceito relativo da física, depende sempre de um referencial. É a partir da escolha de um determinado ponto de referencial que o aluno vai poder compreender conceitos como trajetória, velocidade, aceleração e deslocamento.

Bruno Ricardo explica outros conceitos da Cinemática como a trajetória, que é o percurso feito por um corpo quando ele executa um movimento. Assim como no Movimento, a trajetória depende do referencial adotado, que neste caso é chamado de observador.

Além disso, o professor comenta as diferenças entre Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado, tira dúvidas sobre velocidade e aceleração, e, ainda, deixa algumas dicas para que os alunos possam analisar as questões do Enem que envolvam gráficos e tabelas.

Quer saber mais? Então não perca o UFPA na Madrugada.

Compatilhe !

Exibições:

Sábado: 21/10

. às 15:00

Id:2273