Era Vargas

No programa UFPA na Madrugada desta semana, você aprenderá sobre a “Era Vargas”, como é conhecido o período entre 1930 e 1945 em que o Brasil foi governado pelo presidente Getúlio Vargas. Sobre esse assunto, o jornalista Fabrício Queiroz conversou com professor de história, Gessandro Vitorino.

A Era Vargas foi um marco no Brasil, devido as inúmeras transformações sociais e econômicas feitas por Getúlio Vargas no país. O período começou com a revolução de 1930, com o governo provisório, quando a oligarquia cafeeira foi expulsa do poder. Nessa época. uma das características da política brasileira era a centralização do poder entre os partidos políticos e a aliança política conhecida como Café Com Leite, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. “Vargas deu um encaminhamento mais urbano, mais industrial, mais classe média para o Brasil que outrora era agrícola, rural, oligárquico, patriarcalista. Essas foram as grandes mudanças”, explicou o professor de história Gessandro Vitorino.

A Era Vargas é ainda dividida em outros dois períodos: o Governo Constitucional, de 1934 a 1937, e o Estado Novo de 1937 a 1945.

Programa de número: 741