Grécia Antiga: Atenas e Esparta

Nesta edição do UFPA na Madrugada vamos falar sobre Grécia Antiga, sua formação e as principais cidades-estado, com destaque para Atenas e Esparta. Para conversar com a gente sobre o assunto convidamos o professor de história Diego Maia.

No programa, o professor inicia a explicação pela geografia da Grécia, que foi um fator muito importante para o desenvolvimento das cidades, influenciando sua economia e civilização. Localizada na Península Balcânica, região de solo pedregoso e montanhoso, os primeiros povos da Grécia Antiga se viram forçados a encontrar regiões mais férteis para colonizar, plantar e buscar comércio, o que impulsionou a atividade marítima naquela área, além de expandir o território grego.

Diego Maia fala também sobre as duas cidades-estado mais importantes da Grécia Antiga: Atenas e Esparta, pontua as principais características e contribuições de cada uma, como a democracia ateniense e o caráter militar espartano, e lembra principalmente, que essas características não definem por completo essas cidades. “É  complicado você definir, criar uma regra. Atenas também foi militar, mas também filosófica. Esparta também foi militar, mas também teve filosofia”.

No quadro Gira Mundo dessa semana, vamos falar sobre a adoção homoafetiva, como esse direito é garantido e quais os argumentos contrários e favoráveis nesse debate. E no quadro O Curioso, descubra mais sobre Constituições que já estiveram em vigor no Brasil. Para saber mais sobre esses assuntos e ficar preparado para o Enem, não perca está edição do UFPA na Madrugada!

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Elyne Oliveira
Gravação e montagem: Lauro Feio
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA na Madrugada vai ao ar todo sábado às 00h.
Horários alternativos: Sábado às 15h, domingo às 21h e segunda às 19h

Compatilhe !

Id:6666