Guerra na Síria

No programa UFPA na Madrugada acompanhe a discussão sobre a Guerra na Síria, tema muito recorrente na atualidade e indispensável para os estudos na área de ciências humanas nas provas de vestibular. Participa como convidada do programa a professora de geografia Érika Negrão.

O conflito começou com a onda de protestos conhecida como Primavera Árabe, que atingiu a região do Oriente Médio e o Norte da África. “Essas revoluções vão derrubar ditadores a partir da reivindicação por melhores condições de vida da população local desses países”, nos conta Érika. Ela ainda aponta para a grande participação dos jovens nesses movimentos e da importância da internet para divulgação desses ideais.

Com a forte repressão do governo Sírio a esses protestos, por meio de violência e tortura, instaurou-se uma guerra civil. A Guerra na Síria conta com a interferência direta de duas grandes potências, ambas com poder de veto na ONU, onde a Rússia vai contra deposição de Bashar Al-Assad por interesses econômicos e territoriais. Enquanto os Estados Unidos apoiam atualmente os rebeldes moderados, mesmo que anteriormente tenha sido favorável ao governo do ditador.

“Dentro de uma guerra existem outras guerras”, comenta a professora que nos lembra também dos demais personagens que fazem parte desse confronto: o Estado Islâmico e o povo Curdo, que se aproveitam desse momento de instabilidade política para ganhar território.

Com mais de 511 mil mortes desde 2011, o conflito segue sem uma expectativa de fim. Para entender mais sobre a Guerra na Síria, suas implicações e como ela pode vir na sua prova, ouça o programa UFPA na Madrugada.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção: Karen Alcântara
Gravação e montagem: Genard Silva
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.

O UFPA na Madrugada vai ao ar todo sábado às 00h.
Horários alternativos: Sábado às 15h, domingo às 21h e segunda às 19h.

Compatilhe !

Id:4837

  • José Serrão

    Da Guerra na Síria